como era tratada a mulher no período medieval trovadoresco: *No Sul da França (Provença)
*No Norte da França:
Respostas
A poesia trovadoresca, portanto, possui uma vertente lírico-amorosa (as cantigas de amor e de amigo) e outra satírica (as cantigas de escárnio e de maldizer). Na primeira, predominam os temas do sofrimento amoroso e da saudade. Na segunda, são feitas críticas a pessoas ou costumes, algo bastante ousado em uma época de repressão ao livre pensamento.
Uma característica da cantiga de amor trovadoresca merece uma reflexão. Nesse tipo de composição, o eu lírico se coloca em posição inferior à sua amada, a quem ele chama de “senhora”. Como se sabe, na Idade Média, a mulher ainda ocupava um lugar inferior na escala social. Então, como o trovador poderia assumir essa posição de submissão diante da mulher? Isso se explica, segundo Audemaro Taranto Goulart e Oscar Viera da Silva, pelo seguinte fato:
“No Sul da França [Provença], entretanto, a situação da mulher era diferente [da situação da mulher do Norte da França]: a lei lhe conferia igualdade jurídica com o homem, evidenciada no fato de ela herdar, possuir bens, e poder, depois de casada, dispor deles sem que fosse necessário o consentimento do marido. Como se vê, a nova civilização possuía um ideal feminista, que vai ser representado nas Cantigas de Amor pela sujeição amorosa do homem, pela submissão imposta através do desejo e imposição femininos.”
Explicação:
espero ter ajudado