ATIVIDADE: Com base no texto, elabore uma redação de 20 linhas que abranja o tema: Conflitos internacionais. (O que mais motiva esse conflitos?).
TEXTO:
Geopolítica: conflitos e relações comercias
Antes de discutirmos sobre os conflitos mundiais, é importante entender o que é geopolítica. Geopolítica pode ser considerada uma ciência intimamente relacionada com o saber estratégico, ou seja, quando um Estado-nação se propõe a conhecer um determinado território que considera fundamental para a afirmação dos seus interesses soberanos. Então, quando você estuda conteúdos que envolvem as relações e conflitos entre países, você estará estudando Geopolítica.
Guerra na Síria
A Guerra na Síria foi deflagrada quando um grupo de cidadãos se indignou com as denúncias de corrupção reveladas pelo WikiLeaks.
A população revoltou-se contra a prisão de adolescentes que escreveram palavras revolucionárias nas paredes de uma escola. Como resposta ao protesto, o governo ordenou às forças de segurança que abrissem fogo contra os manifestantes causando várias mortes.
Então a população exigiu a renúncia do presidente Bashar al-Assad.
O QUE É WikiLeaks?
WikiLeaks: é uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica, em sua página, postagens de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos sensíveis.
Primavera Árabe
Você já ouviu falar em primavera árabe?
A primavera árabe foi um movimento (conjunto de revoltas, protestos e conflitos) ocorrido no chamado “mundo árabe” contra os governos locais (muitos deles são regimes autoritários).
Qual o objetivo dessas revoltas?
Elas estão relacionadas à busca de mudanças sociais, a falta de direitos e a crítica aos governos autoritários.
A nomenclatura é uma metáfora relacionada ao desabrochar das flores e representa a tomada de consciência desses povos. As revoltas começaram em 2010 na Tunísia e se alastraram por diversas regiões. Entre os países envolvidos estão: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã (países árabes).
Guerra comercial: EUA X CHINA
Desde 2019, o mundo vem presenciando uma intensa guerra comercial entre China e Estados Unidos que vem gerando uma intensa repercussão mundial e preocupação de muitos chefes de Estados.
Porém, como esse conflito chegou à essas proporções?
Em 2016, após sua eleição, Donald Trump – em seu discurso de posse – prometeu um país mais forte e poderoso em âmbito mundial. A partir desse discurso, Trump instaurou uma política nomeada de “America First” marcada por enfatizar o nacionalismo econômico americano e o unilateralismo, que rejeita as políticas globais.
Para pôr em prática seu discurso, o presidente estadunidense vem tomando medidas para fortalecer a indústria e comércio americano em detrimento (prejuízo) de produtos importados do exterior.
Respostas
respondido por:
8
Tendo como base o tema "conflitos internacionais", podemos citar os motivos que levaram a Primeira Guerra Mundial.
Um momento em específico que serviu como uma espécie de contexto para o início da Primeira Guerra Mundial foi o assassinato do austríaco e arquiduque Francisco Ferdinando, em 1914.
O motivo pelo qual assassinaram o arquiduque foi para que se rompessem as províncias eslavas com a Sérvia.
Áustria e Sérvia declararam guerra, e seus aliados como Alemanha, Rússia, França e Inglaterra também entraram em conflito.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás