• Matéria: Artes
  • Autor: kellymidoriya
  • Perguntado 4 anos atrás

na dança clássica como percebemos o corpo dançarino? como são os movimentos?​

Respostas

respondido por: moreirajulia479
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Resposta:

Resumo

A humanidade possui um fundo cultural comum? Esta é uma questão

levantada pelos arqueólogos LEROI-GOURHAN ao observarem a existência de

imitações esquemáticas (danças) em artefatos da antigüidade. Isto nos faz pensar

que a dança nos arrasta mais além do mero movimento, que o gesto e a

necessidade de expressão corporal são constitutivos do ser humano.

A dança modifica-se no tempo histórico, é ressignificada e ritualizada de

acordo com as dinâmicas culturais e transformações culturais.

Ainda em fins do século XIX inicia-se uma revolução na maneira de

conceber o corpo e suas possibilidades expressivas. O gesto e o corpo que o

realiza passam a ser entendidos como os principais modificadores instrumentais

para uma nova qualidade de vida e de arte. O corpo esbelto, que nega a ação da

gravidade, que não é do dançarino ao passo que segue a convenção de uma

música e de um enredo dramático, que se expressa através da pantomima já não é

capaz de traduzir a sensibilidade humana.

Para encontrar o movimento que lhe propiciaria uma melhor e diferente

qualidade de vida, o homem teria que buscar na arte um movimento poético, de

diferentes qualidades, regidos por princípios percebidos como instrumentos

orgânicos.

Surge, então, a dança moderna. Sendo o balé e a dança moderna

reconhecidos como expressões artísticas, qual o significado destas duas artes?

Quais foram as políticas que regeram as mudanças na concepção desses dois

corpos?

Considerei interessante pesquisar essa forma de linguagem - a DANÇA -

enfocando o momento de sua maior ruptura na história, o momento da ruptura da

dança clássica para a dança moderna.


kellymidoriya: obgadaaaaa
moreirajulia479: de nada
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