1. Uma das questões com as quais Agostinho de Hipona se ocupou foi a natureza e origem do mal. O problema do mal em Agostinho pressupõe: * 1 ponto a) Que o ser humano é imperfeito, por isso, não consegue intuir o absoluto, precisando da ajuda divina. b) Que o ser humano é um ser superior dotado de tudo que precisa. c) Que o ser humano, mesmo ajudado por Deus, não consegue intuir o bem. d) Que o ser humano é incapaz de racionalizar. e) Que o ser humano é incoerente e ineficaz na análise do ser superior, entendido como Deus.
2. A expressão “creio para entender” na filosofia de Agostinho de Hipona, sugere * 1 ponto a) O senhor é o meu pastor e nada me faltará. b) Que o ser humano é capaz de fazer tudo que quiser antes mesmo de se sentir divino. c) Que o entendimento das coisas perpassa pela fé e a iluminação divina. d) Que a fortaleza do ser humano está nas emoções e no sentimento. e) Que o mistério da vida é buscar o ser das coisas.
Respostas
Resposta:
1 a 2 c
Explicação:
...........................
Sobre Santo Agostinho de Hipona: ALTERNATIVAS 1-A, 2-C.
Santo Agostinho de Hipona é uma das figuras mais importantes da Patrística, autor de "As Confissões" e "A Cidade de Deus". Santo Agostinho concebe a teoria da iluminação divina, ideia de encontro da verdade e da felicidade.
Assim, o exterior passa para o interior e eleva-se ao superior, ou seja, tudo o que é terreno ao homem (externo) deve ser apropriado e refletido de modo interno, através da razão e, assim, após refletido, é transferido para o superior, para Deus e para a divindade, Sumo Bem e Unidade. Seria, em outras palavras, o processo de remomeração de Deus.
Santo Agostinho une fé e razão e diz que, juntas, o homem é capaz de conhecer e entender as questões divinas, mesmo que seu pecado o afaste de Deus. O homem, pelo livre-arbítrio, consegue, por vontade própria, se inclinar a Deus, pois recusa os prazeres carnais e se dedica a ações espirituais.
Link: brainly.com.br/tarefa/3159511