Respostas
A busca pelo corpo perfeito atinge tanto as mulheres quanto os homens. Há, nas sociedades contemporâneas, uma intensificação do culto ao corpo, onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética. A principal prova dessa afirmação está nas incontáveis linhas de cosméticos, academias, centros de estética e de cirurgia plástica, além de revistas sobre beleza e boa forma que prometem dietas milagrosas.
Com uma ampla variedade, o mercado da aparência física é um dos que mais cresce atualmente. Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora se baseia na questão estética, ora na preocupação com a saúde.
Apesar de pessoas com o corpo perfeitamente em conformidade, o mercado da estética faz com que a mesma propaganda que anuncia a oferta crie a demanda. É cada vez mais comum que a mídia, em suas programações, destine cada vez maiores espaços para apresentar novidades em setores de cosméticos, de alimentação e vestuário. Propagandas veiculadas nessas mídias estão o tempo todo tentando vender o que não está disponível nas prateleiras: que o sucesso e felicidade dependem de um padrão de beleza imposto por eles.