Respostas
Resposta:
A gravura não foi um meio de expressão secundário em sua trajetória artística. Ao contrário, teve protagonismo em sua obra e expandiu seu o espaço para expressar-se com liberdade, realizar experimentações formais e conceituais e consolidar sua poética. Em gravuras realizadas pela sua própria vontade, não condicionadas ao gosto e às convenções da clientela como ocorria nas pinturas executadas sob encomenda, puderam florescer os aspectos inovadores e o espírito moderno de sua arte.
Resposta:
Pintor oficial da corte espanhola, goya retratou toda a crueldade da guerra. Sua vida , marcada pela surdez, ganha em livro um retrato admirável. É fácil entender a tragédia que a surdez significou para Ludwig von Beethoven – ele era músico e foi se deprimindo e enlouquecendo conforme ia-lhe fugindo a audição.Goya reflete na sua obra gráfica a brutalidade e barbárie a que se chegou na Guerra da Independência Espanhola.
Explicação:
Um efeito que concede força inigualável a essa obra, que Goya fez em 1814 para homenagear os espanhóis revoltosos, fuzilados em maio de 1808 por ordem do marechal francês Joaquim Murat, cunhado de Napoleão. É o retrato de uma guerra inglória e fútil, na qual não há heróis, mas somente assassinos e mortos.