Respostas
Resposta:
1) Os raios são formados nas nuvens devido encontro de massas de ar quente e fria, produzindo uma diferença de potencial elétrico, que por sua vez geram uma corrente elétrica chamada de raio.
2) Para se proteger de raios procure locais seguros como casas, edifícios, interior de carros, fique longe de janelas e portas. Não fique em baixo de árvores, nem postes.
3) Não, dentro de um carro que sofre uma descarga elétrica o potencial elétrico será zero, pois as cargas tendem a se acumular nos extremos dos metais.
4) Um para-raios é um antena pontiaguda que atrai os raios, levando-os através de fios até o solo, evitando danos aos edifícios.
Explicação:
1) Os raios são formados quando duas massas de ar uma quente e outra fria se encontram entre 2 a 10 Km de altitude, depois de uma série de eventos Físico-Químico , onde a temperatura entre essas massas oscilam entre 0 e -50 ºC. Com o ar revolto dentro da nuvem surgem cristais de gelo, água quase congelada,granizo. O granizo e as gotas de chuvas por serem mais pesados se acumulam na parte de baixo, ficando carregados negativamente, os cristais de gelo ficam carregados positivamente na parte superior da nuvem. Quanto mais carregados esses extremos ficam, maior a diferença de potencial elétrico(ΔU). Entre as nuvens e entre as nuvens e a terra, temos ar, o ar como qualquer outro material tem uma propriedade física que chamamos de rigidez dielétrica, essa propriedade diz até que ponto uma substancia/material deixa de ser isolante e passa a ser condutor.(ar = 3.10⁶ V/m). Após o potencial elétrico na nuvem alcançar esse valor, o ar permite a condução das cargas elétricas de uma nuvem para outra, ou de uma nuvem para o solo, ou do solo para as nuvens. Essa passagem de corrente é comumente chamada de raio. A faísca é um efeito visual , trovão é o som provocado pelo afastamento brusco do ar nessa passagem rápida de cargas.
2) Na física existe o chamado "Poder das pontas", que diz que as cargas são atraídas para as extremidades dos condutores. Isso justifica o fato de os para-raios não serem bolas metálicas e sim um antena com ponta. Como as arvores possuem galhos e esses possuem possuírem pontas, isso justifica o fato de evitar ficar em baixo ou próximo delas.
3) O carro possui uma blindagem eletrostática que impede que as pessoas sofram algum tipo de choque elétrico. A ciência envolvida nesse evento tem haver com o experimento da gaiola de Faraday. No qual ele demostra que o campo elétrico no interior de corpos eletrizados é nulo.
4) O para-raios foi projetado com base no "Poder das pontas", que diz que as cargas são atraídas por corpos pontiagudos. Eles são antenas pontiagudas que atraem os raios, levando-os até o solo através de fios com alta condutividade.
Espero ter ajudado!
Fonte: NeylonSniper