Com base nesse texto e nesse gráfico, conclui-se que a teoria de Malthus não se sustentou por muito tempo, pois ele não previu a
alteração do padrão alimentar nas cidades que diminuiu a necessidade de consumo.
criação de novas técnicas e tecnologias voltadas para a produção agrícola.
difusão de meios contraceptivos para impor o controle da taxa de natalidade.
redução da desigualdade social e econômica que universalizou o acesso aos alimentos.
Respostas
Resposta:
É correta a alternativa B, já que Malthus não levou em consideração que um grande "boom" tecnológico poderia fazer com que a agricultura se tornasse muito mais produtiva que aquilo que era então, de modo que a base da sua teoria tornou-se falsa.
Explicação:
Matlhus alegava que a produção agrícola crescia em escala linear (aritmética), avançando pouco a pouco e de forma constante, enquanto que a população crescia em escala geométrica, aumentando muito de um período para o outro. Com a industrialização do campo, contudo, as zonas rurais se tornaram muito mais produtivas que antes, de modo que tanto a produtividade quanto a população cresceram em escala geométrica, impedindo a catástrofe anunciada por Malthus.
Com base nesse texto e nesse gráfico, conclui-se que a teoria de Malthus não se sustentou por muito tempo, pois ele não previu a criação de novas técnicas e tecnologias voltadas para a produção agrícola (B).
A teoria malthusiana
A teoria de Malthus afirma que, no mundo, o crescimento populacional seria dado de modo acelerado (progressão geométrica) e não havia alimento para todos por conta do desenvolvimento gradual da vida humana.
Com pouco alimento, crescendo por progressão aritmética, e uma população elevada, a miséria, a fome e a pobreza seriam o destino da maior parte do povo.
Contudo, a teoria de Malthus não ganhou popularidade, porque ele não previu que a sociedade avançaria em termos tecnológicos e, com isso, possibilitaria que a produção agrícula ascendesse.
Saiba mais sobre a teoria malthusiana em: brainly.com.br/tarefa/20719153
#SPJ6