Faça um resumo sobre a luta de boxe entre o lutador Muhammah Ali e o lutador George Foremam?Me ajudem
Respostas
ESPORTES
'A Luta do Século': a história por trás do combate entre Ali x Foreman
Em 30 de outubro de 1974, Muhammad Ali e George Foreman protagonizaram a maior luta da história do boxe. GQ esteve no Congo para visitar o palco daquele espetacular momento
)
Na velha Mercedes que nos leva do centro do Kinshasa ao estádio Tata Raphael, Habibou Brangré, uma jornalista francesa nascida em Burkina Faso, repete a cada cinco minutos: "Bem, eu já lhe expliquei, queria apenas reforçar que é bastante provável que eles tentem tirar algum dinheiro de você, mas vou tentar evitar isso". Habibou faz bicos de intérprete para os parcos jornalistas estrangeiros que decidem ir à República Democrática do Congo em busca de histórias. Estava preocupada que eu a considerasse parte de algum esquema para me extorquir. Enquanto o carro cruza linhas de trens inoperantes, imensas favelas de casas de barro e áreas abertas repletas de pessoas sem ter muito o que fazer, ela repetia seu outro mantra: "Por favor, só faça fotos de pessoas as quais eu pedir autorização antes, podemos ter problemas".
De longe, temos a impressão de que o Tata Raphael é uma construção em ruínas, uma vaga lembrança de quando a República Democrática do Congo se chamava Zaire. Como boa parte dos antigos edifícios de Kinshasa, a capital deste que é o país com o pior IDH do planeta, o Tata Raphael tem um ar de decrepitude, como se o tempo tivesse passado mais rápido por ali do que em outros lugares. Em volta do estádio, campos de futebol reúnem os típicos jogadores africanos: muita força, alguma técnica, nenhuma tática. Sob a sombra das mangueiras, cabeleireiros expõem os modelos de corte em fotos coladas em placas de isopor, amarradas nas árvores.
Junto ao portão do estádio, dezenas de homens vestindo luvas de boxe simulam uma luta imaginária. Alguns usam apenas faixas nas mãos, outros têm, até, as sapatilhas típicas dos boxeurs. Em meio ao lixo, a lama e os restos do que foi um dos maiores palcos esportivos do Congo, eles são a última lembrança da histórica noite em que Muhammad Ali derrotou George Foreman no coração da África e reconquistou o título de campeão do mundo. Parecem crer que, por estarem perto de onde ocorreu aquela que é considerada a maior e mais espetacular luta de boxe de todos os tempos, terão acesso a alguma energia especial armazenada em uma noite úmida e quente de 40 anos atrás.
“Eu estava aqui, eu vi e aquela noite mudou minha vida. Desde então a única coisa que faço é tentar ser como Ali. Ele é o meu modelo de vida”, conta Maboma Del Pierre, um dos boxeadores que todas as manhãs vão para a frente do estádio se exercitar. Assim como ele, que diz ter sido um dos maiores boxeurs do país no fim dos anos 80, qualquer um com mais de 40 anos circulando pelo Tata Raphael garante ter estado nas arquibancadas nas primeiras horas do dia 30 de outubro de 1974.
e Foreman subiram ao ringue montado no centro do gramado deste estádio construído em 1952 pela iniciativa de um padre belga para disputar o título de campeão mundial dos pesos- pesados. Foi uma batalha épica não só pelo que aconteceu naquela madrugada. Tudo o que envolveu esse evento histórico teve um ar de grandiosidade, de dramático, de absurdo. A começar pela localização da luta, um país no coração da África controlado de forma impiedosa por um típico ditador sanguinário colocado no poder com a ajuda da CIA e apoiado pelo governo americano.
espero q ajude