• Matéria: Geografia
  • Autor: Biagomes12345
  • Perguntado 9 anos atrás

Explique o que são projeções cartográficas e por que não existe nenhuma projeção perfeita ou exata

Respostas

respondido por: Vitorr1
19
 A resposta está na geometria do nosso planeta. 
Inicialmente, seu formato é elipsoidal e fazer uma projeção cartográfica (criar um mapa ou uma carta) traduz-se em representar em um plano aquilo que existe nesta superfície em formato de elipse. Quando isto é feito, existe deformações na relação entre o que é apresentado no plano e o que existe na realidade. Por isso, não existe projeção cartográfica perfeita. 
A habilidade humana percebeu que estas projeções podem ser feitas de diversas formas, de acordo com a sua aplicação. A mais consagrada para navegação, por exemplo, é a projeção de mercator, que projeta os círculos máximos ( longitudes e equador) e os círculos mínimos ( latitude) como linhas retas. Por este motivo, quanto mais próximo dos pólos, maior a deformação em latitude. Se o objetivo for ter uma visão global do planeta ou fazer navegação em grande percursos como a navegação aérea, utilizam-se projeções gnomônicas, nas quais os círculos são mantido em sua curvatura
respondido por: AmandaUchiha
41
Nenhum mapa é exato pois sempre á uma distorção de acordo com o tipo de projeção. Ex: Mercator não é exata pois é um mapa eurocentrista. E a de Gall-Peters não é apropriada para navegação pois apresenta um enorme alongamento na africa e america do sul.

Projeção cartográficas são diferentes tipos de mapas. São obrigatórios: coordenadas geográficas, legenda, rosa dos ventos, titulo, latitude, longitude e escala.
Perguntas similares