1) Explique porque o crescimento demográfico populacional cresceu de forma mais intensa a partir do século XX.
2) Explique a concentração da população nas cidades a partir de 1970.
3) A diversidade mundial tem relação com os movimentos migratórios que marcam a história dos povos e das nações: Justifique essa afirmação.
4) Quais os aspectos que determinam a diversidade do modo de vida das populações em todo o mundo?
5) Os refugiados enfrentam muitos desafios, cite os principais.
Respostas
Resposta:
1 - Ao longo da história da humanidade diversas modificações aconteceram quanto ao número de habitantes na Terra. Desse modo, é possível perceber períodos nos quais o número de habitantes era modesto e outros, como o atual, com números considerados bastante elevados. O crescimento populacional significa uma alteração no número de uma população de forma positiva.
O crescimento populacional ocorreu no decorrer da história, às vezes em ritmo compassado, outras vezes de maneira veloz, um bom exemplo é o século XX, período no qual houve maior crescimento da população.
2- A população mundial atual é composta por 7,7 bilhões de pessoas e continua crescendo anualmente, porém a um ritmo lento, se comparado a períodos anteriores. A sua distribuição sobre a superfície terrestre não é feita de forma homogênea. O continente asiático é o mais populoso, com destaque para China e Índia, que, sozinhos, reúnem pouco mais de um terço da população mundial.
A população brasileira é a segunda maior do continente americano e, seguindo a tendência global, tem experimentado a desaceleração no seu crescimento.
3-As principais razões das migrações internacionais são:as guerras,os conflitos,busca de emprego,melhores condições de vida,em relação a escola,fatores políticos,entre outros.
4- A diversidade do modo de vida das populações em todo o mundo poder ser constatada por inúmeros aspectos, como os culturais, religiosos, artísticos, políticos e econômicos, entre outros.
5- A crise dos refugiados tem sido debatida de forma extensiva na mídia atual. Os refugiados são pessoas que saíram de maneira forçada de seus países para buscarem refúgio e uma oportunidade de restruturação de suas vidas em outros países. O que força a saída dessas pessoas de seus locais de origem são conflitos armados e conflitos políticos, causando a necessidade do asilo.
Os refugiados encontram muita dificuldade para restabelecer-se em outros locais, além do que muitos deles não conseguem legalizar a sua situação no novo país com facilidade, vivendo como apátridas e, às vezes, na clandestinidade.