• Matéria: Sociologia
  • Autor: 88251015
  • Perguntado 9 anos atrás

Os estudos da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina) nas décadas de 1950 e 1960 defendiam algumas teses para explicar e ao mesmo tempo superar o atraso da América Latina em relação aos centros desenvolvidos. Dentre elas destaca-se:

Respostas

respondido por: ELISETE60
8
ERA PRECISO ROMPER COM A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E COM O CRITÉRIO DE VANTAGENS CORPORATIVAS E O ESTADO DEVERIA INVESTIR EM INDUSTRIALIZAÇÃO!
respondido por: Alekika
0

Resposta:

Quando comparados, em termos econômicos e de desenvolvimento,

é possível perceber que existe um abismo entre a industrialização do Brasil e a dos Estados Unidos no período. Enquanto este último

já era um país industrializado há aproximadamente um século, o Brasil apenas dava os seus primeiros passos na industrialização; portanto, enquanto um tinha uma economia industrial, o outro tinha uma economia agrária. É exatamente essa característica que irá determinar, de acordo com a Cepal e a teoria da dependência, a situação de desenvolvimento ou subdesenvolvimento. O produto agrícola mais exportado pelo Brasil era o café; já os Estados Unidos exportavam veículos automotivos para o mundo todo, inclusive para o Brasil.

Dessa forma, a balança comercial entre os dois países era desfavorável ao Brasil, pois o café é um produto primário, com valor agregado muito menor do que um produto mais complexo e caro, como um veículo produzido industrialmente. Assim sendo, a acumulação de capital

pelos Estados Unidos se torna muito maior, já que o país vende

produtos caros e compra produtos baratos, ocorrendo exatamente

​​​​​​​o contrário com o Brasil, que assim não cresce economicamente.

Explicação:

correto

Perguntas similares