Agora responda
Introdução, as origens e as causas do absolutismo
1. O que foi o absolutismo?
2. Que grandes pensadores procuraram defender o regime absolutista?
3. Qual desses pensadores foi o grande teórico do absolutismo?
4. Como a Revolução Comercial reforçou o poder real?
5. Como a Reforma Protestante despertou o nacionalismo dos reis?
6. Por que a Guerra dos Cem Anos ajudou a fortalecer o absolutismo?
Respostas
Resposta:
o absolutismo surgiu no início da Idade Moderna com a consolidação dos Estados Nacionais e com o surgimento de novas demandas da classe mercantil. Diferente do que acontecia no período medieval, durante o absolutismo o poder real era pleno. O controle do poder de toda a nação ficava sob o comando do rei.
Resposta: 1) Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. Os teóricos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Nicolau Maquiavel, Jean Bodin, Jaime VI da Escócia e I de Inglaterra, Jacques-Bénigne Bossuet e Thomas Hobbes.
2) Maquiavel, que escreveu o clássico livro intitulado “O Príncipe”, Thomas Hobbes, autor da obra “Leviatã”, e Jacques Bossuet, que escreveu “Política retirada da Sagrada Escritura”.
3) Entre os principais pensadores do absolutismo, podemos dar destaque à obra do italiano Nicolau Maquiavel, autor de “O príncipe”; do pensador britânico Thomas Hobbes, autor de “Leviatã”; o jurista francês Jean Bodin, criador de “Os seis livros da República”; e Jacques-Bénigne Bossuet, teólogo francês autor de “Política ...
4) As consequências da Revolução Comercial foram: o afluxo de metais para a Europa; alta nos preços europeus; ascensão da burguesia; retomada da escravidão e a mudança do eixo comercial do Mediterrâneo para o Atlântico.
5) não sei essa
6) Isto fez com que o feudalismo perdesse força e a Monarquia Absolutista, com um governo central forte, ganhasse força, já que o governo central poderia evitar o tipo de problema que as pessoas viviam então, e travar guerras de forma mais eficiente.