Respostas
Resposta:
Questão 2:
•Disputas Imperialistas
•Nacionalismo
•Alianças Militares
•Sarajevo, 28 de junho de 1914: um atentado torna-se o estopim da Grande Guerra. O herdeiro do império austro-húngaro, o arquiduque Francisco Ferdinando, foi assassinado juntamente com sua esposa, Sofia, a duquesa de Hohenberg, por um jovem nacionalista sérvio, Gavrilo Princip, integrante do grupo separatista Mão Negra.
•28 de julho de 1914 – 11 de novembro de 1918
•Tríplice Aliança
Encabeçada pela Alemanha, a Tríplice Aliança era formada por países localizados no centro da Europa. Por esse motivo, é também conhecida como Aliança das Potências Centrais. O Estado alemão tinha receio de que a França contra-atacasse após os episódios da Guerra Franco-Prussiana, por isso buscou fortalecer suas fronteiras e conseguir aliados.
Além deles, o Império Austro-Húngaro foi outro ator importante nesse lado da guerra. Eles compartilhavam símbolos nacionais e identidade racial com os vizinhos alemães, facilitando o processo de aproximação entre as nações. Portanto, um traço importante aqui é a questão do nacionalismo, que unia ideologicamente essa aliança.
O terceiro ator da Tríplice Aliança foi a Itália. Eles já mantinham boas relações comerciais e diplomáticas com a Alemanha, além de terem, também, interesse em expandir suas fronteiras tanto no território europeu quanto africano (palco importante para muitos dos conflitos que acompanharam as grandes guerras).
Vale ressaltar que a Itália acabou abandonando a Tríplice Aliança no decorrer da guerra. Como havia uma rivalidade entre os italianos e o Império Austro-Húngaro, esta aliança acabou por não se sustentar.
•A Primeira Guerra Mundial pode ser dividida em três fases. A primeira fase é conhecida como Guerra de Movimento (1914), a segunda fase é a Guerra de Trincheiras (1915 – 1917) e, por fim, a Segunda Guerra de Movimento ou Fase Final (1918).
•O Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919, em Paris, na França – há exatos 100 anos, portanto -, celebrando um acordo de paz entre os países envolvidos na Primeira Guerra Mundial. Apenas em outubro de 2010 a Alemanha quitou a dívida imposta pelo Tratado de Versalhes.
•A situação da Europa após o fim da Primeira Guerra foi de caos econômico, político e social, pois suas indústrias, sistemas comerciais e produtivos foram fragilizados e em muitos casos destruídos durante a guerra.O Estados Unidos, assumiram a hegemonia econômica do planeta. Passaram de devedores a credores no mercado internacional. Fizeram grandes empréstimos para a reconstrução da Europa, ao mesmo tempo exportavam bastante para o continente.