Os movimentos de independência da América espanhola contaram com o apoio de variadas nações para que os seus desejos de emancipação se consolidassem. Durante e principalmente após a consolidação das independências, a América Latina se viu fortemente dependente:
A) Da Espanha, que mesmo perdendo suas possessões coloniais, ainda exercia o controle econômico sobre os países recém-independentes. Agora, o controle espanhol não era mais territorial, mas sim, econômico.
B) Da França, já que graças aos empréstimos financeiros concedidos por Napoleão Bonaparte as colônias conquistaram a independência. Assim, estabeleceram uma forte dependência econômica junto ao império francês.
C) Da Inglaterra, que visava os mercados consumidores americanos e por esse motivo financiou as guerras fornecendo recursos às colônias. Após conquistarem suas independências, passaram a ser dependentes do capital estrangeiro inglês.
D) Dos Estados Unidos, que basicamente substituiu o papel que a Espanha exercia e passou a controlar os países recém-independentes, ocupando vários de seus territórios.
E) De Portugal, uma vez que era a única metrópole ainda presente em território americano, e passou a emprestar dinheiro para os países recém-independentes se reabilitarem dos conflitos.
Limpar seleção
Respostas
respondido por:
0
Resposta: leta c
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás