Na véspera dos 9 anos dos atentados do 11 de Setembro, a ameaça de um pastor americano de queimar o Alcorão mobilizou lideranças mundiais para evitar uma crise entre o Ocidente e o Islã. Na Europa, o Senado francês aprovou uma lei polêmica que proíbe o uso de véu por muçulmanas, seguindo uma tendência conservadora entre governos europeus. [...] Cada vez mais, o antagonismo entre as modernas nações capitalistas e países islâmicos se torna fonte de conflitos [...] no mundo pós-Guerra Fria. [...] Os ataques do 11 de Setembro nos Estados Unidos foram o ponto alto desse embate cultural. Desde então, a tensão entre os povos islâmicos e ocidentais tem ditado manobras diplomáticas e políticas, com um forte – e perigoso – apelo a radicais de ambos os lados. [...] Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2021. Fragmento. De acordo com esse texto, a ocorrência do Choque de Civilizações entre os povos islâmicos e ocidentais tem relação com a competição por recursos naturais. a desigualdade econômica entre os países. as diferenças de práticas religiosas. as disputas territoriais pelo mundo. as divergências de sistemas políticos.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: E) as divergências de sistemas políticos
Explicação:
Está no texto: "Desde então, a tensão entre os povos islâmicos e ocidentais tem ditado manobras diplomáticas e políticas"
respondido por:
0
Resposta:
e) as divergências de sistemas políticos.
Explicação: O texto cita em seu terceiro paragrafo "Desde então, a tensão entre os povos islâmicos e ocidentais tem ditado manobras diplomáticas e políticas"
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás