Todas as plantas estão agrupadas no reino plantae, e nesse reino possuímos 4 grupos, as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas, mas afinal, quais características são utilizadas para a classificação das plantas nesses grupos?
Respostas
Resposta:
As briófitas denominam o grupo de plantas mais simples. Elas são pequenas, avasculares e não possuem caule, folhas, nem raízes. Gostam de viver preferencialmente em locais úmidos e necessitam de água para reprodução. Como principais representantes desse grupo, podemos citar os musgos e hepáticas.
As pteridófitas, diferentemente das briófitas, são plantas que possuem vasos condutores de seiva, bem como folhas, caule e raiz. Essas plantas também estabelecem forte dependência com a água no que diz respeito à reprodução. Como representantes, podemos citar as samambaias e avencas.
As gimnospermas são plantas mais complexas, quando comparadas às briófitas e pteridófitas, e surgiram com uma importante novidade evolutiva: as sementes. Estas são extremamente importantes porque garantem a proteção do embrião e fornecem-lhe alimento. Nesse grupo de plantas, a característica mais marcante é a semente nua, ou seja, a semente sem estar envolvida por um fruto.
Por fim, temos o grupo mais diversificado e dominante de plantas: as angiospermas. Essas plantas apresentam flores e frutos que atuam, respectivamente, atraindo polinizadores e dispersores. Sem dúvidas, essa característica favoreceu a grande quantidade de espécies desse grupo. Como exemplo, podemos citar as roseiras, os coqueiros e os cactos.
Pteridófita: As plantas deste grupo apresentam vasos condutores sendo assim vasculares, possuem raiz, caule e folhas, necessitam de água do ambiente além da que absorve do solo.
Gimnosperma: São plantas vasculares com raiz, caule e folhas, apresentam sementes como forma de reprodução, não dependem da água do ambiente para sua reprodução, podendo atingir grandes alturas a parede das células de xilema são feitas de lignina.
Angiosperma: Mais comuns e abundantes plantas do planeta, são vasculares e se reproduzem com sementes flores e frutos tendo raiz folhas e caules não dependem da água do ambiente.