• Matéria: Filosofia
  • Autor: Clara5432
  • Perguntado 4 anos atrás

Questão 05 (UEA) [...] será que pode existir alguém mais feliz do que o sábio, que [...] nega o destino, apresentado por alguns como o senhor de tudo, já que as coisas acontecem ou por necessidade, ou por acaso, ou por vontade nossa; e que a necessidade é incoercivel, o acaso, instável, enquanto nossa vontade é livre, razão pela qual nos acompanham a censura e o louvor? (Epicuro. Carta sobre a felicidade, 2002.) A passagem da carta do filósofo Epicuro (341 a.C. - 270 a. C.), endereçada a Meneceu, sintetiza a sua:

A. visão metafisica, a existência dos homens determinada pelas forças da natureza.

B. proposição estética, o equilíbrio racional entre as faculdades do espírito.


C. noção de dialética, o caminho do saber por meio de diálogos.

D. concepção ética, a responsabilidade humana pelos seus atos deliberados. E. argumentação ontológica, a racionalidade intrínseca ao movimento do mundo.​

Respostas

respondido por: theopardinho
18

Letra D) Concepção ética, a responsabilidade humana pelos seus atos deliberados

respondido por: larissamagrani
8

A Carta sobre a felicidade é um texto de Epicuro que enseja a ética e os anseios humanos (D).

O Epicurismo, escola filosófica de Epicuro de Samos, preza pela imperturbabilidade da alma, isto é, pela paz de espírito.

Assim, Epicuro pensa o homem como um ser que afasta a dor (aponia) e, para ser verdadeiramente feliz, ele deve se distanciar de tudo que lhe causa dor e sofrimento. Por isso, o sentido da felicidade humana está no prazer, porém em um prazer consciente e responsável.

Para esta Escola, se afastar dos assuntos políticos e se aproximar dos amigos são prazeres que levam o homem à felicidade.

Link: brainly.com.br/tarefa/12395352

Anexos:
Perguntas similares