ME AJUDEM PARA HOJE!!!! Após a leitura do texto, escolha qual das respostas sobre a existência do mal lhe parece mais coerente, formulando então, um comentário defendendo sua opinião sobre a teoria de Agostinho ou Espinosa.
O problema do mal
Entre as objeções mais fortes á existência de Deus está a presença do mal no
mundo. A questão é: se Deus existe, porque existe o mal e o sofrimento? Se ele permite, é porque não é bom e se ele não pode impedir, é porque não tem poder - nos dois casos não é Deus, porque, como vimos, Deus tem de ser perfeito e onipotente. Hume usou esse argumento em seu livro Diálogos sobre a religião natural. Existem várias respostas para essa crítica. A primeira foi dada por Santo
Agostinho, mais de cem mil anos antes de Hume. Para Agostinho, Deus é o Sumo Bem
(como para Platão e Aristóteles) e a única realidade. O mal não tem consistência, é apenas
ausência de Deus. Ele é o fruto do nosso livre arbítrio. É porque Deus nos dá liberdade
que existe o mal, sendo mal a nossa negação de Deus, o nosso afastamento de Sua
vontade, que é sempre boa.
Outra resposta está em Espinosa, que considera que nós vemos o mal de nosso
ponto de vista, porque não conseguimos enxergar a harmonia do todo. Nessa harmonia, aquilo que nos parece mal faz parte de um conjunto inteligente: não haveria luz se não houvesse sombra, não haveria justiça se não houvesse a injustiça- sendo a justiça a vitória sobre a própria injustiça.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
A teoria de Agostinho.
Explicação:
A resposta de Espinoza tanto pode ser usada para um deus mal, como também, nem toda ação tem um bem-maior, não haveria justiça sem injustiça, mas o que garante que todos ações injustas serão corrigidas propriamente? Quem garante que sempre prevalecerá a justiça ante a injustiça? Não há bem maior nesse mal, apenas se presupormos que Deus punirá ou recompensará os argumentos seriam igualmente válidos. Porém, por não ter especificado, o de Agostinho é mais completo.
Obs.: Por que tem um cem mil anos atrás?
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás