• Matéria: Artes
  • Autor: camposcosma4
  • Perguntado 4 anos atrás

2) Mostre alterati cores sobre Codexare Baia

a) Ao contrário dos acontecimentos de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, a Conjuração Baiana (também conhecida como Revolta dos Alfaiates).
b) Implica em controle politico, envolvendo anexação de território e perda da soberania
c) Politica de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima
d) O rei Charles II era abertamente favorável a a uma politica de tolerância ​

Respostas

respondido por: jvpratesmonteiro
0

Resposta:

a)A Revolta dos Alfaiates (Conjuração Baiana ou Inconfidência Baiana), que tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal. Os participantes desse levante se inspiraram nos ideais de liberdade vindos da Europa, decorrentes da Revolução Francesa, e contaram com a participação da elite baiana, marcada na figura do jornalista e médico Cipriano Barata e do padre Agostinho Gomes, que eram adeptos do pensamento francês e críticos ferrenhos do sistema colonial português em vigor.

A aspiração pelos ideais libertários não veio só da elite: os setores populares também desejavam condições melhores de vida e o fim do descaso e da situação de extrema miserabilidade que haviam tomado as classes populares desde que a Coroa transferira a sede do governo colonial para o Rio de Janeiro, em 1763.

b) Imperialismo consiste numa política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras.

Nessa perspectiva, estados poderosos procuram ampliar e manter seu controle ou influência sobre povos ou nações mais fracas.

História do Imperialismo

Muitos são os exemplos de impérios que surgiram e tiveram seu fim. Destacam-se o Império Egípcio e o Império Romano, os quais figuram modelos mais antigos de Império que conhecemos.

Todavia, a concepção de imperialismo foi perpetrada por economistas alemães, franceses e ingleses somente na primeira metade do século XIX.

Portanto, apesar de falarmos de impérios desde a antiguidade, será no período em que o sistema capitalista torna-se industrialmente mais tecnológico, que notaremos a utilização de artifícios mais invasivos na busca de mercados.

Essa busca passa a abranger todo o globo, o qual, por sua vez, será manipulado por empresas multinacionais e por grandes bancos.

c)  O imperialismo foi a política de dominação exploratória no âmbito político, econômico, social e cultural das poderosas nações dos países da Europa sobre vários países do mundo.

Essas nações europeias invadiram e ocuparam muitos territórios apenas com a finalidade de expandir suas economias industriais.  

Na segunda metade do século XIX e início do século XX a economia global vivenciou um desenvolvimento do capitalismo, que possibilitou muitas inovações tecnológicas e o progresso científico.

O aquecimento econômico fez surgir indústrias de vários ramos, como a da siderurgia e da eletricidade. Na parte produtiva houve a fabricação do aço, que propiciou muitos avanços para a construção de pontes e edifícios, além da fabricação de maquinários e trilhos.  

Muitas criações e melhorias do desenvolvimento industrial trouxeram facilidade e conforto para uma vida mais moderna. Entre elas, a invenção da lâmpada incandescente, o surgimento do telégrafo, do telefone, da televisão e do cinema.  

No ramo dos meios de transportes também muitos investimentos econômicos aconteceram. Houve construções de novos sistemas ferroviários e rodoviários, e as invenções do automóvel e do avião, que foram umas das principais lucratividade da economia industrial.  

Esse desenvolvimento econômico e inovador que se guiou na lógica da globalização foi o avanço da industrialização anterior do século XVIII e XIX, conhecido como Segunda Revolução Industrial (1850 -1950).  

Como resultado dessa efervescência econômica, as nações europeias foram em busca de novos mercados consumidores, o barateamento de mão de obra e matéria-prima para suas fábricas e indústrias.  

Por isso, a Inglaterra, a França, os Estados Unidos e a Alemanha, as principais potências europeias, começaram a expansão imperialista nos territórios da Ásia, alguns países da África e da América do Sul, América do Norte e América Central.

d)O rei Charles II era abertamente favorável a uma política de tolerância religiosa, mas o Parlamento, dominado pelos protestantes, era contra. Igualmente, o soberano assina leis que favorecem a Igreja Anglicana em detrimento de outras correntes do protestantismo e da Igreja Católica.

Explicação: espero ter ajudado

Perguntas similares