A promulgação da Lei Áurea trouxe a liberdade para 723 mil homens e mulheres que ainda se encontravam sob o julgo da escravidão. Mas a liberdade não veio acompanhada da conquista da igualdade em termos de inclusão e cidadania: a emancipação foi aprovada sem qualquer projeto visando a promover a integração social dos africanos e de seus descendentes que aqui viviam. Assim, nas primeiras décadas após o 13 de maio de 1888, boa parte da população negra brasileira permaneceu à margem da sociedade, excluída do acesso aos bens materiais e culturais.
No final do século XIX, por exemplo, a grande maioria dos negros não sabia ler nem escrever. Era uma herança motivada pelos mais de 350 anos de escravidão, que privavam os africanos e seus descendentes do acesso à educação formal. Um dos argumentos para justificar essa exclusão era o de que o acesso dos escravos à leitura e à escrita facilitaria a organização de rebeliões de cativos, colocando em risco a sociedade.
O fim da escravidão, contudo, não assegurou aos negros o acesso imediato ao ensino. Na virada do século XIXI para o XX, a educação dessas pessoas dava-se, muito mais, por meio de entidades negras de caráter cívico e recreativo do que por intermédio das escolas. Entretanto, essas entidades eram insuficientes para tirar a grande maioria dos afrodescendentes do analfabetismo.
Impossibilitadas de ler e escrever, essas pessoas ficavam também impedidas de participar da vida política do Brasil, pois os analfabetos não tinham direitos de voto. A falta de escolaridade também dificultava o acesso ao mercado de trabalho, que dava preferência aos imigrantes e a profissionais com qualificação e escolarização. Diante dessa realidade, muitos negros viram-se empurrados para serviços menos qualificados e de remuneração mais baixa. Entre essas atividades estavam o trabalho de carregador de café no porto de Santos, praticado pelos homens, e o serviço doméstico nas casas da elite, feito pelas mulheres. [...]
4) Pesquise e responda: quais as consequências sociais, políticas e econômicas da situação apresentada no texto para a população afrodescendente? Essas consequências foram totalmente superadas na atualidade? Justifique.
5) Mesmo diante de tantas adversidades, a população afrodescendente sempre buscou e busca autoafirmação e inclusão social. Pesquise e cite exemplos de movimentos de autoafirmação e resistência dessa população no passado e no presente. Você considera que esses movimentos são importantes? Justifique
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
não sei qual é a primeira mais a segunda é sim
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás