Adaptada - TEXTO I “Documentos do século XVI algumas vezes se referem aos habitantes indígenas como “os brasis”, ou “gente brasília” e, ocasionalmente no século XVII, o termo “brasileiro” era a eles aplicado, mas as referências ao status econômico e jurídico desses eram muito mais populares. Assim, os termos “negro da terra” e “índios” eram utilizados com mais frequência do que qualquer outro.” (SCHWARTZ, S. B. Gente da terra braziliense da nação. Pensando o Brasil: a construção de um povo. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000 (adaptado).) TEXTO II - “Índio é um conceito construído no processo de conquista da América pelos europeus. Desinteressados pela diversidade cultural, imbuídos de forte preconceito para com o outro, o indivíduo de outras culturas, espanhóis, portugueses, franceses e anglo-saxões terminaram por denominar da mesma forma povos tão díspares quanto os tupinambás e os astecas.”
(SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2005.)
1 - Ao comparar os textos, que mostram a forma como os europeus falavam dos grupos nativos (os indígenas) , o que é possível concluir?
Dá uma ajuda ai nmrl
Respostas
respondido por:
3
Podemos concluir que "índio" era o termo mais comum de se referir aos nativos das nações conquistadas pelos europeus no período das conquistas e navegações marítimas, e que se explica pelo fato dos europeus serem preconceituosos e desprezarem os nativos, acreditando que todos fossem iguais.
Anônimo:
valeuu
respondido por:
3
Resposta:
é possível concluir que nesse século os povos ''indígenas'' eram muito mais populares...E que se explica o fato dos europeus serem preconceituosos e desprezarem os nativos, acreditando que todos fossem iguais.
|ᴥ•ʔっ Espero que tenha ajudado! Se puder, coloque como melhor resposta, isso me motiva a ajudar ainda mais alunos ♡
✎ Qualquer dúvida, pergunte nos comentários! Bons estudos :)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás