• Matéria: História
  • Autor: ufhenfywof
  • Perguntado 4 anos atrás

Utilizando toda sua popularidade, o "pai dos pobres" (Getúlio Vargas) foi eleito em 1950, novamente, Presidente da República. Afim de se descolar da imagem de autoritário e centralizador, Vargas preocupou-se em estabelecer um governo democrático, atento as necessidades da grande massa trabalhadora mas sem perder de vista o desenvolvimento econômico da nação. Porém, a política desenvolvimentista de Vargas, baseada na criação e no fortalecimento de empresas estatais em áreas como produção de energia e petróleo (Eletrobrás e Petrobrás) conflitou com interesses de grandes empresas privadas internacionais que desejavam explorar esses negócios aqui no Brasil.

O governo democrático de Vargas foi fortemente marcado pela crise política, forte atuação da oposição a Getúlio, crise econômica — principalmente pelo aumento da inflação — e tensão social, que aconteceu em decorrência das crises política e econômica e também das transformações que o país passava com o forte crescimento urbano.


Sônia Regina de Mendonça, Doutora em História Econômica pela Universidade Federal de São Paulo, definiu assim o 2° governo Vargas:


"O segundo governo Vargas (1951-1954) ilustra as contradições que ameaçavam um regime baseado na difícil conciliação entre a satisfação das demandas populares, a manutenção do ritmo acelerado do crescimento e as contraditórias alianças integrantes da cúpula do pacto político (.......) A queda dos preços do café, em 1953, e a decorrente crise de divisas, evidenciaram as frágeis bases de financiamento da industrialização. Ademais, o recurso à emissão monetária veio desgastar o pacto populista tanto pela sua base, quanto pela sua cúpula, assustada com as concessões trabalhistas que visava a preservar o apoio popular. O suicídio do presidente colocou-se como a saída do impasse. "(MENDONÇA, Sônia Regina de. P.343, 1990)


Analisando o texto, responda: Em sua opinião, o suicídio do presidente teve relação como contexto político-social da época? Justifique sua resposta.


Me ajudem por favor tenho que entregar até amanhã :D


ufhenfywof: Ágata teria como mandar a resposta por aqui ?
ufhenfywof: Eu tentei ver a resposta, mas fica dizendo pra assistir um vídeo só q não carrega :/
agata2211: Oiii
ufhenfywof: Buenos dias nobre
ufhenfywof: Eh ele sumiu :0
agata2211: Sim,pois a única razão para ele ter cometido suícidio,foi o fato de ter sido deposto do cargo! Ele consegui votos,por conta do discurso de bom moço,mas não era bem assim,já que ele estava no poder,sem a aprovação das pessoas comuns,que só passaram a gostar dele,após a sua morte!
ufhenfywof: Obg amigo você é um amigo
ufhenfywof: Tipo eu não vou conseguir dar a nota para você oq posso fazer como agradecimento ?
agata2211: Não precisa de nada,já fico feliz em você conseguir realizar a sua atividade!
ufhenfywof: Ok, muito obrigado pela ajuda, vou indo boa noite e que Deus lhe abençoe

Respostas

respondido por: agata2211
1

Resposta:

Sim,pois ele não queria ser deposto do cargo,como sua intenção era passar a imagen de bom moço!

Com tudo,que o Brasil vivia na época,a política influenciou muito no suicídio dele.

Perguntas similares