Qual a diferença entre cidadania formal e a cidadania real?
Respostas
Bom, a cidadania formal é aquela que está constitucionalmente imposta, aquela que é assegurada a todos os cidadãos por intermédio de leis e jurisprudência, garantindo direitos e deveres inerentes ao cidadão contemporâneo.
A cidadania real é a observação que podemos fazer de como funciona a execução dessas leis na prática, ou seja, como funciona a cidadania no dia-a-dia, se é que ela funciona. Evidencia, portanto, que há desigualdades sociais explícitas, mas também problemas históricos que contribuíram para a formação de uma "cidadania desigual".
Resposta: CIDADANIA FORMAL: refere-se a maneira como a cidadania está descrita formalmente na lei, nas constituições nacionais, é a garantia que o indivíduo tem para lutar legalmente por seus direitos.
CIDADANIA REAL: refere-se a maneira como a cidadania é vivida na prática, no dia-a-dia. Através dela podemos ver que nem todos os seres humanos são iguais socialmente, que a sociedade se estrutura desigualmente e, pois alguns grupos sofrem os mais diversos tipos de necessidades e preconceitos.
Exemplo: Um aluno de uma escola pública que não consegue competir em condições de igualdade com um aluno de escola particular, tem sua cidadania “formal” conquistada, pois a lei lhe garante acesso a educação, contudo, a cidadania “real” está bem longe de ser atingida. A mesma situação dos pobres, dos negros, dos deficientes, etc. que, em maior ou menor grau, conseguiram reconhecimento “formal”, mas ainda tem um longo caminho para conquistar a cidadania “real”