2) São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): I. Universalidade de acesso aos princípios de saúde em todos os níveis de assistência. II. Participação da comunidade III. Igualdade de assistência à saúde, sem pré-conceitos ou privilégios de qualquer espécie. IV. Integridade da assistência, entendida como conjunto articulado e continuo de ações e serviços preventivos ecurativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso, em todos os níveis de complexidade do sistema. V. Descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: a) I; II; IV b) III; IV; V c) II; IV d) I; III; V e) I; II; III; IV; V
Respostas
Resposta:
acho q é a d
Explicação:
Representando uma conquista democrática ao Brasil, o conceito de universalidade transformou a saúde em um direito de todos e um dever do Estado. Ela determina que todos os cidadãos brasileiros têm direito ao acesso à saúde, sem qualquer tipo de discriminação.3
Integralidade
A Integralidade é o que rege a necessidade de um atendimento à saúde resolutivo, em todas as áreas. Segundo esse princípio, oficializado pela Constituição Federal de 1988, o sistema de saúde deve ser preparado para atender a todas as demandas dos usuários, ouvindo suas necessidades e trabalhando para atendê-los de forma respeitosa e com qualidade.
Seja com ações preventivas ou que tratem os pacientes em eventos agudos, o SUS atua em todas as frentes de promoção à saúde4.
Equidade
Com relação direta aos conceitos de igualdade e justiça, o princípio da equidade prevê o atendimento a pacientes de acordo com as necessidades de cada um.