• Matéria: História
  • Autor: esthefannysilva2004
  • Perguntado 4 anos atrás

 adoção dos ideais iluministas não ocorreu de forma homogênea na Europa do século XVIII. Considerando esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA. * 1 ponto
a) Inspirados nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, os Estados nacionais europeus não ofereceram resistência as reivindicações de emancipação e independência em seus domínios coloniais.

b) As origens do pensamento igualitário podem ser identificadas na Inglaterra revolucionária do século XVII (Revolução Gloriosa, 1688) que impôs limites ao poder absoluto do rei ao fortalecer o parlamentarismo.

c) O “Século das Luzes” (século XVIII) teve na França o seu grande palco e tinha entre seus valores fundamentais a razão e a liberdade de pensamento. Neste sentido, representou uma profunda crítica às bases do Estado absolutista e a exaltação do ideário burguês.

d) A incorporação parcial dos ideais iluministas por soberanos e governantes europeus ficou conhecida como despotismo esclarecido. Um destes déspotas foi o Secretário de Estado do rei D. José I (1750-1777), Sebastião José de Carvalho e Mello (o marquês de Pombal). Pombal foi responsável pela implementação de uma série de reformas que visavam resolver os problemas econômicos portugueses e dar maior racionalidade para a administração do Reino de Portugal e seus domínios, enquanto internamente combateu com vigor “os ideais franceses” no que diz respeito ao campo político.

e) A obra coletiva L'Enciclopédie (França, 1751-1772), dirigida pelos filósofos Denis Diderot e Jean D'Alembert, foi um elemento de divulgação dos ideais iluministas que tiveram sua concretização no sucesso da Revolução Francesa (1789) ​

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

É incorreto aquilo afirmado em A, de modo que é correta a alternativa A.

Apesar da influência iluminista, os Estados Europeus que tinham vastas posses coloniais nas Américas (como Portugal, Espanha, Inglaterra e, em menor grau, França e Holanda) não concederam sem lutas a liberdade a estes territórios.

O caso mais emblemático disto foi a própria França, já uma República Revolucionária na década de 1790 e que não reconheceu sem guerra a independência do Haiti, obrigando o país ainda a pagar uma pesada indenização.

Perguntas similares