Respostas
Resposta:
Os três quilombos de Santos Os escravos fugidos que chegavam a Santos seguiam para um dos três quilombos existentes na cidade. O do Jabaquara, liderado por Quintino de Lacerda, foi considerado o segundo maior do Brasil – o primeiro foi o de Palmares, em Alagoas - e abrigou cerca de 10 mil negros.
Explicação: Espero ter ajudado...
Resposta:
O quilombo do Garrafão
Explicação:
O quilombo do Garrafão recebeu esse nome em homenagem ao português José Theodoro Santos Pereira, o Santos Garrafão (apelido adquirido por ser baixo e gordo), que vivia maritalmente com a ex-escrava Brandina, dona de uma pensão na Rua Setentrional (ao lado do atual prédio da Alfândega).
Santos Pereira ajudou a manter o quilombo do Jabaquara e comunicava aos abolicionistas a descida de escravos fugidos pela Serra do Mar. O quilombo do Garrafão ficava onde está hoje a Praça Antonio Teles, no Centro Histórico. O Vale do Quilombo foi ocupado por negros que se agrupavam em vários locais, independentes uns dos outros, desde a metade do século XIX. Por esse motivo, os seus sítios são de difícil localização. As ruínas do Engenho do Quilombo foram tombadas em 1974.
Bons estudos!
espero ter ajudado