Diante da metáfora do "Mito da Caverna de Platão". Reflita sobre a ideia que o mito da caverna transmite em relação ao pensamento platônico e ao conhecimento.
Respostas
Resposta:
São muitas as ideias que podem ser retiradas do Mito da Caverna.
Na história, temos personagens acorrentados, que sempre viveram assim e não conhecem outra coisa, sendo possível a eles, apenas, verem sombras de objetos. Com isso, eles acreditam que aquelas sombras são o objeto real. Pode-se entender que eles são ignorantes do que há ao redor deles. Prisioneiros sem ao menos saber que o são.
A partir do momento que um deles é liberto e sai da caverna, ele descobre que, na verdade, aquelas imagens tão familiares eram apenas sombras, conhece os objetos reais e percebe que existe todo um mundo para fora da caverna.
No princípio, ao sair da caverna, ele sente dor por causa da luz do sol, uma vez que ele nunca teve contato com a luz, e isso lhe causa dor. É um processo comparável a ignorância ou a busca de conhecimento. No início, é difícil entender determinado assunto. Estudar pode ser chato, nos causa "dor", porque não temos tanta facilidade com uma matéria, mas com o tempo, nos acostumamos e percebemos todo um mundo a nossa volta. Mas uma dor pior ainda seria permanecer na escuridão, na ignorância e no desconhecimento.
Por fim, o personagem retorna a caverna para libertar seus parceiros, mas quando ele conta tudo que viu, acham-no louco e o matam. Dessa parte podemos retirar que o conhecimento pode parecer loucura para aquele que é ignorante e, ao mesmo tempo, pode gerar a violência por parte daqueles que não sabem. O conhecimento pode ser libertador e ao mesmo tempo perigoso. Platão também pode entender que não devemos tentar explicar uma coisa a alguém que não tem conhecimento, pode ser inútil e perda de tempo, no caso da história, perdeu-se a vida.
Explicação: