NARRATIVAS E TEXTOS ESCRITOS: RECONHECENDO E RESPEITANDO AS DIFERENÇAS.
Querida (o) estudante!
Você acredita que muitas narrativas orais e textos escritos religiosos descrevem disputas, guerras e mortes? Mas eles aparecem como exposição dos fatos ocorridos. Na atualidade é possível listar atos de intolerância, praticados por pessoas que não reconhecem que outras pessoas podem acreditar em coisas diferentes, ter valores diferentes dos nossos.
BREVE APRESENTAÇÃO:
No Brasil, o dia 21 de janeiro é considerado o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, criado pela Lei Federal n° 11.635, de 27 de dezembro de 2007. Uma forma de combater atos de Intolerância Religiosa é denunciando-os.
A Lei n° 9.459, de 13 de maio de 1997, prevê punição para crimes de discriminação, ofensa e injúria praticados em virtude de raça, cor, etnia, procedência nacional ou religião.
Os dados sobre a Intolerância Religiosa são assustadores e mostram a continuidade desse comportamento social. Vamos conhecer sobre isso para não fazer o mesmo e reconhecer as diferenças como saudáveis ao direito fundamental de liberdade religiosa.
PARA SABER MAIS:
Violentos protestos contra a queima de um exemplar do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, deixaram mais de 20 mortos no Afeganistão nos últimos cinco dias. Entre eles, estão sete funcionários da ONU, mortos durante conflitos ocorridos na região norte do país.
O Afeganistão é um país pobre, de religião muçulmana, que foi ocupado pelos Estados Unidos após os ataques do 11 de Setembro de 2001. As manifestações, portanto, acontecem num contexto de
ódio às forças de ocupação estrangeira no país. Em 20 de março deste ano [2011], um exemplar do Alcorão (ou Corão) foi queimado por dois pastores evangélicos em uma igreja americana da Flórida, diante de 50 fiéis. Um dos pastores era Terry Jones, um fundamentalista cristão que ficou conhecido ao ameaçar queimar o Alcorão no ano passado, no aniversário de nove anos do atentado ao World Trade Center.
O choque cultural e religioso vem promovendo episódios de intolerância nos últimos anos. Em 1989, o Irã decretou uma fatwa (sentença de morte) contra o escritor anglo-indiano Salman Rushdie por conta do romance “Os Versos Satânicos”. Em 2005, o jornal Jyllands-Posten, de maior tiragem na Dinamarca, publicou 12 caricaturas intituladas “As faces de Maomé”, provocando manifestações
violentas.
Mais recentemente, países europeus votaram leis restritivas aos costumes islâmicos. Em setembro de 2010, o Senado francês aprovou uma lei que proíbe o uso de véus islâmicos integrais – a burca e o niqab – em espaços públicos. A lei deve entrar em vigor na próxima semana.
2- Qual a função dos textos sagrados?
3- O choque cultural e religioso vem promovendo episódios de intolerância nos últimos anos. Sobre o texto, explique o motivo do conflito entre o Irã e o Afeganistão.
Ensino Religioso, eu coloquei biologia porque não achei.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
2- Registrar a tradição religiosa como forma de preservar a experiência religiosa fundante. Assim, a religião organiza sua estrutura religiosa, seus ritos, símbolos mensagens.
3- No texto conta que o conflito se aflorou quando pastores evangélicos queimaram um exemplar do alcorão que para os muçulmanos é o equivalente a Bíblia para os evangélicos. No caso os pastores cometeram um crime, praticaram a intolerância religiosa.
Explicação:
Desculpe, mas na 3 foi o que entendi.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás