• Matéria: História
  • Autor: tontontavares0
  • Perguntado 4 anos atrás

4. Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.

A década de 1960 é particularmente importante para o mundo ocidental: os Estados Unidos entravam com todo o seu poderio na Guerra do Vietnã, envolvendo um grande número de jovens. No mesmo país surgiu o movimento hippie, na Califórnia, que propôs uma forma nova de vida, que contrariava os valores morais e de consumo norte-americanos, propagando seu famoso lema: “paz e amor”. Na Europa, aconteceu o “Maio de 68”, em Paris, quando estudantes ocuparam a Sorbonne, pondo em xeque a ordem acadêmica estabelecida há séculos; somou-se a isso, a própria desilusão com os partidos burocratizados da esquerda comunista. O movimento alastrou-se pela França, onde os estudantes tentaram uma aliança com operários, o que teve reflexos em todo o mundo. Foi também nos primeiros anos da década que foi lançada a pílula anticoncepcional, primeiro nos Estados Unidos, e logo depois na Alemanha. A música vivia a revolução dos Beatles e Rolling Stones. Em meio a esta efervescência, Betty Friedan lança em 1963 o livro que seria uma espécie de “bíblia” do novo feminismo: A mística feminina. Durante a década, na Europa e nos Estados Unidos, o movimento feminista surge com toda a força, e as mulheres pela primeira vez falam diretamente sobre a questão das relações de poder entre homens e mulheres. O feminismo aparece como um movimento libertário, que não quer só espaço para a mulher no trabalho, na vida pública, na educação –, mas que luta sim, por uma nova forma de relacionamento entre homens e mulheres, em que esta última tenha liberdade e autonomia para decidir sobre sua vida e seu corpo.

AUTORA: Célia Regina Jardim Pinto

Caracterize um dos movimentos citados pela autora do texto.


5. Leia o trecho a seguir.
[...] Jim Morrison, vocalista do The Doors, costumava desafiar a polícia em seus shows, por meio de provocações diretas em cima do palco, fato que o levou à prisão diversas vezes. Jimi Hendrix, outro expoente, ateava fogo em sua guitarra como forma de protesto. O festival de Woodstock, que aconteceu no ano de 1969 e reuniu nomes como Janis Joplin, The Who, Jefferson Airplane e Joe Cocker, sintetizou o espírito da música da época. Milhares de pessoas derrubaram as cercas que delimitavam o acesso aos shows, e acompanharam as atrações dos três dias do festival, protagonizando uma das cenas mais icônicas da história da música.

O trecho confirma ou vai contra a ideia de que o rock foi um elemento da rebeldia juvenil nos anos 1950, 1960 e 1970? Justifique sua resposta.


tontontavares0: preciso dessas duas respostas ate hj!!

Respostas

respondido por: ajuzinhah
2

Resposta:

Explicação:

4. O feminismo, que foi um movimento que se iniciou com a conquista das mulheres ao direito de voto, e que depois se estendeu com o objetivo de direitos iguais entre todos os gêneros.

5. Confirma, pois o trecho afirma que o rock também era uma maneira de desafiar a polícia.

Perguntas similares