De 1948 a 1991, vigorou na África do Sul o regime denominado apartheid. A esse respeito é correto afirmar:
A)Trata-se de uma política de segregação racial que excluía os negros da participação política, mas lhes reservava o livre direito à propriedade da terra.
B)Trata-se de uma política de segregação racial que previa uma lenta incorporação da população negra às atividades políticas do país.
C)Trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros da participação política e restringia até mesmo a sua circulação pelo país.
D)Trata-se de uma política de integração racial baseada na perspectiva ideológica da mestiçagem cultural entre as diversas etnias negras.
E)Trata-se de uma política de segregação racial que propunha a eliminação gradual da minoria negra, como forma de garantir a dominação branca.
Respostas
Resposta:
a) Falso – Essa política excluía os negros da participação política, pois apenas os brancos tinham direito a voto; além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico.
b) Falso - Durante o apartheid, os negros eram extremamente exclusos das atividades políticas desenvolvidas na África do Sul.
c) Verdadeiro – A política racial (apartheid) imposta por uma minoria branca excluía os negros e asiáticos da participação política do país, lhes impondo leis separatistas.
d) Falso - O apartheid não tinha como propósito a integração racial.
e) Falso – A maioria da população do território sul africano é composta por negros, diferentemente do que é citado nesse item, que coloca a população negra como minoria.