Respostas
1 Lei) Se nenhuma força resultante atua sobre o corpo, sua velocidade não pode mudar, ou seja, o corpo não pode sofrer aceleração.
Aplicação: Se um corpo está em movimento tende a ficar em movimento (pessoas sentadas em um ônibus), se está em repouso tende a ficar em repouso (um bloco parado, se a soma das forças é nula ele continua parado).
2 Lei) A força resultante que age sobre um corpo é igual ao produto da massa do corpo pela aceleração.
Aplicação: Para saber a aceleração provocada pela força, basta: F=m•a (fama)
3 Lei): Quando dois corpos interagem, as forças que cada corpo exerce sobre o outro são sempre iguais em módulo e têm sentidos opostos.
Aplicação: Um livro encostado na parede a força que o livro exerce na parede e a força que a parede exerce no livros são iguais em módulo e com sentidos oposto, ou seja, elas se cancelam. Em todos os sistemas, as forças internas entre os corpos são canceladas.
Basicamente:
Isaac Newton foi um físico moderno que estudou os princípios da dinâmica, e fundamentou teses e teorias( agora leis) que se aplicam nas coisas do nosso cotidiano, suas três principais leis são essas:
1) Lei da Inércia - Um corpo em movimento tende a permanecer em movimento; ou seja, newton afirmava que u corpo no vácuo que ganhasse uma velocidade x, permaneceria com ela para sempre (lembrando que o objeto estava sendo caracterizado no vácuo) I = M * R²
Quando o carro freia e vamos para a frente, sendo impedidos de ''VOAR'' pelo cinto;
2) Lei do Princípio fundamental da Dinâmica - Basicamente Newton afirma que a força de um corpo é resultante de sua aceleração multiplicada pela sua massa; Fórmula: F = M*A
quando empurramos um carrinho de brinquedo;
3) Lei da Ação e Reação - Essa lei explicita que toda força aplicada sobre um objeto, é devolvida na mesma intensidade ao corpo aplicante; por exemplo, caso você dê um murro na parede, sua mão irá doer pois a parede aplica a mesma força sobre a sua mãe, porém, a resistência de sua mãe é menor, por isso você sente a dor;
Espero ter ajudado!