RESUMIR OS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS: FILTRAÇÃO, DECANTAÇÃO, CENTRIFUGAÇÃO, FLOTAÇÃO, DESTILAÇÃO, DESTILAÇÃO FRACIONADA, CROMATOGRAFIA, EXTRAÇÃO POR SOLVENTES, RECRISTALIZAÇÃO.
Respostas
Explicação:
O processo de filtração é um método de separação de misturas heterogêneas líquido-sólido. Você pega uma mistura entre um líquido e um sólido (por exemplo: água quente + café) e faz a filtração, geralmente utilizando um papel de filtro e um funil. A parte sólida da mistura fica no filtro e a líquida, escoa para fora.
A decantação é utilizada para separar misturas heterogêneas líquido-sólido ou líquido-líquido. Esse processo consiste em deixar a mistura em repouso para que as fases da mistura fiquem bem separadas.
A centrifugação consiste em submeter a mistura a um movimento circular forçando a separação das diferentes fases dela, a força centrípeta que está presente durante o movimento faz com que as substâncias sólidas ou os líquidos mais densos vão para o fundo do recipiente onde está a mistura.
A flotação é basicamente esperar os sólidos flutuarem sobre um líquido. Geralmente é adicionado algum reagente para fazer com que o sólido suba.
A destilação simples serve para a separação de misturas homogêneas líquidas. Na destilação SIMPLES você submete a mistura a um aquecimento, fazendo com que a substância líquida evapore e condense em outro recipiente e sobre apenas o sal/outro reagente que foi adicionado a ela. Nesse caso, você recupera ambas as substâncias. Na destilação FRACIONADA, você recupera vários líquidos diferentes: submete-se a mistura a aquecimento e os diferentes pontos de ebulição fazem com que você consiga condensar um líquido primeiro, depois o outro e assim por diante.
A cromatografia serve, geralmente, para separar os componentes da tinta de caneta. Você faz uma bolinha com a caneta em uma tira de papel de filtro e coloca a ponta desse papel em álcool (geralmente) e então os componentes que se misturam mais ao álcool vão ser espalhados pelo papel junto com o líquido. Os que se misturam menos, vão ficar mais próximos ao local onde foi desenhada a bolinha.
A extração por solventes serve, por exemplo, para separar sal e areia. O sal é solúvel em água e a areia, não. Adiciona-se água nessa mistura e o sal vai dissolver. Assim, é possível fazer uma filtração para obter-se a areia seca e sem sal, novamente.
Para recuperar o sal da mistura anterior, é possível fazer a RECRISTALIZAÇÃO, submetendo a mistura de água e sal a aquecimento fazendo com que a água evapore e o sal volte à sua forma cristalina.