Avaliação virtual 2 – Autodescrição.
Escreva dois textos descritivos sobre você mesmo. O primeiro texto Descritivo Objetivo e o segundo texto Descritivo Subjetivo.
Descrição objetiva:
Descrição exata e precisa do objeto ou ser;
Maior aproximação possível da realidade;
Isenta de opiniões e duplos sentidos;
Descrição de aspectos físicos;
Utilização de uma linguagem clara, direta e realista;
Utilização de uma linguagem denotativa;
Descrição que torna o texto mais verídico.
Descrição subjetiva:
Confere um cunho pessoal ao objeto ou ser descrito;
Transmissão de um estado de espírito e de sentimento;
Descrição de aspectos emocionais;
Utilização de uma linguagem simbólica e metafórica;
Utilização de uma linguagem conotativa;
Descrição que torna o texto mais interessante.
Respostas
Resposta:
Login
0

Língua Portuguesa
Matemática
Geografia
História
Física
Química
Biologia
Inglês
Educação Física
Artes
Religião
Educação Financeira
Espanhol
Disciplinas Complementares
Antropologia
Astronomia
Datas Comemorativas
Filosofia
Sociologia
TEXTO DESCRITIVO
Postado por Adriana Lopes em 28/11/2018 e atualizado pela última vez em 22/07/2020
É a descrição detalhada de determinado local, pessoa, animal ou acontecimento
Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.
Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).
Tipos textuais
Tipos textuais podem ser definidos como um grupo de frases ou ideias estruturadas de forma específica. São divididos em: argumentação, narração, exposição, junção e descrição, que é o tema desse texto.
O texto argumentativo visa especificamente defender uma tese ou opinião e convencer o leitor a respeito disso. Nesse caso, o autor inicia com a apresentação da sua ideia e se utiliza de justificativas para sustentar o que está sendo exposto.
A narração é a contação de uma história com elementos como o narrador (conta a história), personagens, enredo, tempo e espaço (local onde se passa a história).
Já no tipo de texto expositivo, a proposta é apresentar um conceito em forma de apresentação com a intenção de explicar de forma objetiva determinado assunto, por meio da conceituação, explicação e enumeração. É o caso das enciclopédias e entrevistas, por exemplo.
A injunção tem o objetivo de explicar determinado assunto, mas sem a intenção de convencer o leitor, como na argumentação. O propósito é explicar o procedimento para realizar algo, como editais, manual de instruções, receita de bolo, etc.
Características do texto descritivo
Algumas particularidades diferenciam o texto descritivo dos demais. A utilização de muitos substantivos, adjetivos e locuções adjetivas, que ajudam o leitor a ter uma ideia exata do que está sendo detalhado são alguns exemplos.
Outra característica é o uso de verbos de estado, como ser, estar, permanecer, parecer, ficar, continuar, entre outros. Além disso, a linguagem é sempre dinâmica e clara, com uso também de figuras de linguagem, comparações e enumerações.
Nesse tipo de texto também são pontuados detalhes físicos, como altura, textura, peso, comprimento, dimensões, clima, função, como também aspectos psicológicos e comportamentais, como personalidade, caráter e humor.
Quando se descreve objetos, por exemplo, é feita uma descrição física, mas pode ser também sensorial, relacionada ao tato e olfato. No caso dos pormenores de um local, além das características físicas, podem ser detalhados o ambiente econômico, político ou social. Já no caso de texto descritivo sobre pessoas, é possível retratar tanto os detalhes físicos, como os psicológicos.
sla man mas boa sorte