Faça um texto comparando o conceito histórico de esquerda e direita com o que as pessoas acham que estas palavras significam, peça para as pessoas o que isto significa para embasar o texto, pode colocar a visão pessoal.
uma ajudinha por favor
Respostas
Olá!,
Durante a Revolução Francesa (1789 a 1799), havia dois grupos nos parlamentos onde organizava-se da seguinte maneira: os representantes da aristocracia se sentavam à direita e os comuns à esquerda do orador. Quem sentava à direita chamavam-se de girondinos enquanto os da esquerda, jacobinos.
Os aristocratas defendiam os privilégios da aristocracia, da igreja e a sociedade de classes que existia no antigo regime, ou seja, eram conservadores no sentido de manter as estruturas sociais vigentes até então.
Já os que se sentavam à esquerda representavam os interesses da burguesia, a classe que estava pagando a conta da aristocracia e da igreja, mas que até aquele momento não tinha poder político. Entre os seus interesses estavam o republicanismo, o secularismo e o livre mercado, que iam ao encontro de seus objetivos para fortalecer o comércio e retirar os privilégios das classes que até então dominavam a política.
Ou seja, os primeiros representantes da esquerda eram capitalistas burgueses. A classe trabalhadora até então não era representada nas assembléias e o conceito de democracia era limitado.
Para entender melhor estes conceitos (classes, hierarquia social, aristocracia etc.), deixarei um guia ao final deste texto, caso não os conheça.
Este é o conceito histórico de esquerda e direita.
Agora, colocarei como este conceito se alterou durante o tempo.
Normalmente, associa-se a esquerda ao coletivismo (a sociedade trabalhando para o bem da sociedade) e a direita ao individualismo (a sociedade trabalhando para o bem do indivíduo) - mas não é tão simples assim. Existem regimes esquerdistas e direitistas autoritários ou libertários, intervencionistas ou não, com mais ou menos estado... É difícil entender exatamente o que é esquerda e o que é direita no plano político atual.
A esquerda prega, de modo geral, o combate à desigualdade social e a intervenção do estado na economia. A direita, contudo, preza a liberdade do indivíduo com a libertação deste com o estado - ou seja, livre mercado e o completo oposto de intervencionismo.
Agora, um pequeno glossário para guiar aqueles que desconhecem parte dos termos que utilizei:
- Revolução Francesa: período de intensa agitação política e social na França - foi um ciclo revolucionário que aconteceu entre 1789 e 1799, sendo responsável pelo fim dos privilégios da aristocracia e pelo término do Antigo Regime. Nos momentos finais, a guilhotina (feramenta de execução) funcionava praticamente o dia inteiro e, em algum momento, um de seus alvos foi o rei Luís XVI.
- Aristocracia: tal como a monarquia e a democracia, é uma organização sociopolítica. Foi amplamente utilizada em momentos anteriores da história, em especial na Grécia Antiga. É baseada em privilégios de uma classe social elitista formada por nobres que monopoliza grande parte do poder.
- Classes Sociais: conceito sociológico que remete à divisão de grupos que compartilham dos mesmos interesses e apresentam situação socioeconômica semelhantes. Normalmente, é remetida ao seguinte exemplo: Igreja > Nobres > Burguesia > Trabalhadores - mas existem outros. Na peça "O Auto da Compadecida", este sistema é bastante nítido.
- Burguesia: classe social representada principalmente por grandes e médios comerciantes e aqueles que detém determinado nível de riqueza e acúmulo de bens.
Se quiser melhor entender este assunto, recomendo o vídeo da Politize!.
https://youtu.be/hoyKJlrEYsE