Em diferentes situações ao longo de seu curso até aqui, você tomou contato com a relevância dos conselhos de políticas públicas como importantes instituições participativas relacjonadas à perspectiva de vocalização de demandas, possibilidades de ocupar cadeiras e atuar na formulação de políticas sociais e compreender como os direitos sociais se efetivam no âmbito prático. Assim, apontou-se como os referidos mecanismos de participação institucional são espaços de intervenção e possibilidade de contribuição à construção do serviço prestado pelos profissionais do Serviço Social, tendo em vista que a atuação do Serviço Social é transversal e não se limita aos conselhos de assistência social.
Isto posto, consideradas as especificidades deste momento de isolamento social e a necessidade de aprofundamento do conhecimento sobre o tema, esta atividade propõe uma leitura relacionada à coleta de dados decorrente de pesquisa imersiva realizada pelo professor formador e autor do material didático (GIMENES, 2018), sendo que o artigo selecionado expõe elementos relacionados à investigação sobre o contexto de funcionamento de conselhos municipais de políticas públicas.
GIMENES, Éder Rodrigo. Estado, sociedade e movimentos sociais.
Maringá/PR: Unicesumar, 2018.
GIMENES, Éder Rodrigo. Conselhos de políticas públicas: perspectivas sobre o funcionamento em um município brasileiro de médio porte. In: Seminário Participação Política e Democracia: Os caminhos da democracia pós-eleições de 2018, 4., 2019, Maringá. Anais [...] 714 p. Maringá/PR: Universidade Estadual de Maringá, 2019, p. 336-355. Disponível em . Acesso em 26 abr 2020.
Tendo em vista a relevância de conhecer - ainda que, neste momento, por meio de leitura - os conselhos de políticas públicas como potenciais espaços de circulação e atuação de assistentes sociais, leia o texto disponibilizado para esta atividade e analise os seguintes pontos de atenção destacados em Gimenes (2019):
- Perfil dos participantes dos conselhos;
- Influência do tempo de experiência em conselhos;
- Utilização de linguagem técnica;
- Realização de reuniões informais;
- Relação entre experiência nos conselhos e legitimidade de fala;
- Custos da participação em conselhos.
Após sua leitura e análise, selecione dois pontos, dentre os apresentados acima, e discorra sobre estes pontos, argumentando sobre os resultados expostos em Gimenes (2019).
Atenção!
Para
Respostas
respondido por:
1
Utilização de linguagem técnica e Realização de reuniões informais são dois pontos importantes.
A Realização de reuniões informais é importante para diminuir a tensão nas reuniões formais, além de ser uma forma de aumentar a quantidade de informações que tomadores de decisões tem acesso entre uma reunião formal e outra.
O uso de linguagem técnica é uma forma de diminuir confusões na hora de comunicar informações, a linguagem técnica é clara e concisa e todos os envolvidos no processo devem entender a linguagem do trabalho.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
TAREFAS SEM PLÁGIO, RESPOSTA INDIVIDUAL, MAIS DE 2550 ALUNOS APROVADOS.