ALGUEM ME AJUDA RAPIDAOO AQUI AAAAAAAAA
. Leia com atenção o texto abaixo. “Um menino, a pedido de sua mãe, foi de manhã à padaria para comprar pães de queijo. Como estiva em dificuldades financeiras, o comerciante cobrou-lhe trinta centavos a mais pela mercadoria, considerando que este dinheiro por certo não faria falta a uma criança da aparência tão saudável. No início da noite, o pai do menino voltou à padaria para comprar leite, e equivocou-se ao pagar o comerciante, dando-lhe cinquenta centavos a mais. O comerciante, no entanto, prontamente, restituiu ao freguês os cinquenta centavos pagos a mais, considerando que o pai do menino era fiscal da prefeitura e que, em qualquer caso, seria conveniente manter boas relações com as autoridades locais. Em conformidade com o pensamento kantiano, responda as três questões que se seguem.
a) Por que a primeira atitude do comerciante (em relação ao menino) é contrária ao dever e imoral? *
Sua resposta
b) Por que a segunda atitude do comerciante (em relação ao pai do menino) é conforme ao dever, mas mesmo assim imoral? *
Sua resposta
c) De acordo com o pensamento de Kant, cite, para o caso 1 (relativo ao menino) e para o caso 2 (relativo ao pai do menino), uma regra que o comerciante poderia ter seguido para agir moralmente. *
Sua resposta
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
a)Na situação apresentada na questão, a atitude do comerciante é contrária ao dever e imoral, pois o mesmo não visa nada além de suas inclinações e uma ação por inclinação, de acordo com Kant, não tem, em si mesma, um valor moral.
b) acordo com o pensamento de Kant,cite, para o caso 1 (relativo ao menino) e para o caso 2 (relativo ao pai do menino), uma regra que o comerciante poderia ter seguido para agir moralmente.
Explicação:
espero ter ajudado um pouco
luceliaoleniki:
obrigada
respondido por:
0
- A) A primeira atitude foi contrária ao seu dever de restituir o troco do menino e imoral por julgar que não tinha nada a perder cobrando a mais.
- B) A segunda atitude foi conforme o dever com a restituição do troco do homem, mas imoral por buscar segundas intenções.
- C) A mesma regra para ambos, cumprir com o dever sem julgar a recepção ou não de vantagens futuras como uma régua para agir no seu dever.
É moral buscar vantagens nas relações?
Se esse for o motivo central de uma relação, e a outra parte não souber, então é imoral buscar vantagens em qualquer relação.
Venha estudar mais sobre Kant
https://brainly.com.br/tarefa/2505935
#SP2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás