Leia o texto a seguir e assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Platão se dedicou a definir as formas de conhecer e as diferenças entre o conhecimento verdadeiro e a ilusão. Para ele, há diferentes maneiras de conhecer, diferentes graus de conhecimento. Platão aponta quatro formas diferentes, quatro graus de conhecimento que vão do grau inferior ao superior: crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual. Esses conhecimentos se dividem, segundo ele, em dois grupos, conforme explica Chauí (2012):
I. Conhecimento _____ - que abrange a crença e a opinião. A crença é nossa confiança no conhecimento sensorial, cremos que as coisas são como as percebemos de forma sensorial. Já a opinião é nossa aceitação sobre o que nos ensinaram sobre as coisas. Pensamos de acordo com nossas lembranças e sensações. Platão defende que devemos nos afastar desses conhecimentos por serem ilusórios, por nos oferecerem apenas a aparência das coisas, as sombras das coisas verdadeiras.
II. Conhecimento _____ - composto pelo raciocínio e pela intuição intelectual. Esse é o conhecimento considerado válido para Platão. O raciocínio exercita e treina o pensamento, nos distancia das meras sensações e opiniões, e nos prepara para a intuição intelectual, que é como podemos conhecer a essência das coisas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Respostas
A expressão que preenche a primeira lacuna é "sensível". O conhecimento sensível era, para Platão, a forma mais baixa de conhecimento, aquela que é fornecida pelos nossos sentidos e pela observação sem critérios críticos, de modo que todas as opiniões e as coisas que os olhos viam eram caracterizadas por este tipo superficial de conhecimento.
A expressão que preenche a segunda lacuna é "inteligível". Para Platão, um idealista, o conhecimento inteligível já era aquele que havia passado pelo crivo da razão, sendo fruto não de uma observação acrítica, mas de uma reflexão crítica e profunda sobre a natureza da realidade. Enquanto o conhecimento sensível conduzia ao erro, o conhecimento inteligível permitia a revelação da verdade.
sensível - inteligível