1 Compare o significado de Independencia para os autores dos
textos l e 2.
2 Como Cecília Helena descreve a participação do povo no
processo de Independência do Brasil?
3 Leia o texto 3 e explique, com suas palavras, o que motivou a
manutenção da mão-de-obra escrava pelo império brasileiro
mesmo depois da Independência.
Respostas
1)Para o primeiro autor, a independência não implicou em uma mudança do pensamento colonial no Brasil, uma vez que a estrutura política permanecia nos moldes antigos. Já o segundo texto afirma que a independência foi um momento muito importante para a formação do Estado Liberal no Brasil, com maior envolvimento das classes sociais.
2)Para Cecília Helena, a independência do Brasil foi um período oportuno para o maior envolvimento do povo nas decisões políticas, pois houve um intenso debate político nos diversos setores sobre essa mudança no país.
3) O pensamento e estrutura ainda colonial do Brasil. Apesar de ter se tornado um país independente, o sistema econômico e político brasileiro continuou com os mesmos pensamentos coloniais e a escravidão era o um sistema de trabalho que trazia "comodidade" ao país, por não precisar regulamentar o trabalho e pagar os empregados.
Espero ter ajudado, bons estudos!
1) Os significados de independência nos textos 1 e 2 possuem ideias contrárias.
Enquanto o texto 1 defende a ideia de que a independência não trouxe alterações de ordem política, econômica e social para o país, o texto 2 defende que a independência trouxe uma ruptura com os moldes do Antigo Regime português.
2) Para Cecília de Meireles, a participação popular através das revoltas que ocorreram entre os anos de 1820 e 1824 é possível compreender a ruptura que ocorreu em relação ao Antigo Regime e os debates políticos realizados por diversos setores sociais foram marcantes para a formação de um Estado liberal.
3) O que motivou a manutenção da mão de obra escrava foi um projeto de construção do Estado Nacional que visava excluir diversos setores da sociedade, que além dos escravizados, também excluía as mulheres e os indígenas.
A independência do Brasil
A independência do Brasil em relação à Portugal ocorreu oficialmente no ano de 1822. Mas o processo de independência teve início quando a Coroa portuguesa veio para o Brasil em 1808 e a colônia passou por inúmeras transformações.
Com a chegada da Família Real na colônia, o país passou a experimentar mais liberdade, um processo que seria irreversível, resultando na completa ruptura com Portugal em 1822.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a independência do Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/17690733