PROVA BIMESTRAL- LÍNGUA PORTUGUESA- 1o EJA Você sabe como surgiu o chiclete?
O costume eternamente “adolescente” tem milhares de anos. E merece respeito.
Muito antes que virasse ícone da cultura jovem, o chiclete já tinha equivalentes primitivos para satisfazer o desejo instintivo de mastigar – fosse para tapear a fome ou limpar os dentes. Algo vagamente parecido com a ideia que temos de chiclete existia no Neolítico – e acabou descoberto na Finlândia em 2007. A goma era feita de alcatrão de casca de bétula, e o resultado era multiuso: servia como antisséptico, para tratar infecção na gengiva, e como cola para consertar panela.
Os próximos foram os maias e astecas. Eles usavam o chicle, uma goma de árvore, para fazer uma substância colante – além de mastigá-lo para refrescar o hálito. E os gregos antigos tinham a goma mástique, feita da resina de aroeira, que também possuía propriedades antissépticas.
Dando um salto até o século 19, os colonos da Nova Inglaterra conheceram o produto com os índios, que mastigavam resinas feitas de seivas de árvore. Gostaram tanto que transformaram o material em um novo negócio. Em 1848, o primeiro chiclete americano foi vendido como The State of Maine Pure Spruce Gum. A goma tinha uma base de resina de abeto, cera de abelha e aromatizantes. Mas, em 1850, uma goma de cera de parafina acabou ficando mais popular. Para adoçar essas resinas, o mastigador recorria a um prato com açúcar em pó – a goma era mergulhada ali para renovar a doçura.
Já o primeiro chiclete com sabor surgiu em 1860, quando o farmacêutico americano John Colgan misturou açúcar em pó com um aromatizante de extrato de árvore. Inicialmente com formato de gravetos de mascar, o produto ganharia o corte automático. Naquele mesmo ano, um chiclete como o conhecemos hoje foi entregue pelo então presidente do México ao seu secretário, o americano Thomas Adams. Esse empreendedor decidiu cortar o produto natural em tiras e aromatizá-lo. Era o detalhe que faltava para o sucesso mundial.
Adams foi o fundador, em 1900, de uma das primeiras empresas a produzir e vender chicletes, a American Chicle Company. Seu produto não demorou a dominar o mercado e é comercializado até hoje: o Chiclets.
Alana Sousa. Disponível em: .
Questões
Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto tem a intenção de:
A) contar a origem do chiclete.
B) divulgar uma empresa que produz chiclete. C) explicar o processo de fabricação do chiclete. D) induzir o leitor a mascar chiclete.
Questão 2 – “O costume eternamente ‘adolescente’ tem milhares de anos. E merece respeito”. No trecho destacado, a autora do texto:
A) explica o fato anterior.
B) complementa o fato anterior.
C) expõe uma opinião sobre o fato anterior. D) contradiz a informação como um todo.
Questão 3 – No período “Esse empreendedor decidiu cortar o produto natural em tiras e aromatizá-lo.”, a parte sublinhada retoma:
A) “o farmacêutico americano John Colgan”. B) “a American Chicle Company”
C) “o então presidente do México”.
D) “o americano Thomas Adams”.
Questão 4 – Na passagem “Eles usavam o chicle, uma goma de árvore, para fazer uma substância colante [...]”, o termo grifado exprime:
A) uma ação contínua dos índios no passado.
B) uma ação contínua dos gregos antigos no passado.
C) uma ação contínua dos astecas e maias no passado.
D) uma ação contínua de todos os contribuintes relacionados no texto.
Questão 5 – De acordo com o texto, o chiclete tal qual conhecemos hoje surgiu: A) em 1848.
B) em 1860.
C) em 1900.
D) com os maias e astecas
Respostas
Resposta:
literalmente nao sei se eu soubesse eu falava...
O texto de Alana Souza tem como objetivo narrar o surgimento do que conhecemos como chiclete. Dessa forma, a primeira questão possui a letra A como resposta. Tendo em vista o trecho destacado, pode-se dizer que a autora faz um juízo de valor ao hábito de mascar chiclete; sendo assim, a segunda questão é a letra C. A respeito da terceira questão, devemos analisar a palavra "Esse", a qual faz referência ao americano Thomas Adams; assim, a letra correta é a D. A respeito da quarta questão, o termo "usavam o chicle" indica uma ação que ocorria no passado pelos maias e astecas; dessa maneira, a letra C é a correta. Por fim, segundo o texto, o chiclete surgiu em 1948. Logo, para quinta questão, a letra A é a correta.
Questões sobre interpretação de texto
Ao ler o texto em questão, publicado por Alana Sousa, podemos inferir, de um modo geral, que se trata sobre o surgimento do que conhecemos sobre o chiclete. Para isso, a autora faz alusões históricas, como aos períodos Neolítico, em que existia uma goma feita de alcatrão de casca de bétula que podia ser utilizada como antisséptico, e ao século 19, em que foi descoberto um produto usado pelos indígenas, as resinas feitas de seivas de árvore. Assim, a letra correta é a A.
A respeito da segunda questão, o trecho " E merece respeito" é uma opinião positiva da autora em relação ao que foi dito anteriormente ("O costume eternamente 'adolescente' tem milhares de anos"). Dessa forma, a alternativa correta é a C.
Sobre a pergunta três, devemos levar em consideração o pronome demonstrativo "Esse", que é usado quando se há a intenção de referir-se a algo já mencionado anteriormente no texto. No texto em questão, podemos perceber que esse pronome faz referência ao americano Thomas Adams. Dessa maneira, a letra D é a correta.
Ademais, ao fazer a resolução da quarta pergunta, devemos ter em mente que o verbo "usavam" está conjugado na terceira pessoa do plural do pretérito imperfeito, tempo verbal que indica uma ação passada que possuía uma certa continuidade. Com isso, marque a letra C.
Por fim, a respeito da quinta pergunta, ao voltar ao texto, podemos dizer que primeiro chiclete americano, o The State of Maine Pure Spruce Gum foi comercializado em 1848. Portanto, a alternativa correta é a letra A.
Aprenda mais sobre interpretação de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/4461173
#SPJ2