• Matéria: História
  • Autor: giuliaperuzzo74
  • Perguntado 4 anos atrás

1. A Inquisição foi uma instituição da Igreja Católica Apostólica Romana, criada para identificar e julgar todos aqueles considerados hereges. Os que eram condenados cumpriam penas que podiam variar desde a prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde eram queimados vivos em praça pública. Quem a igreja julgava ser herege? Assinale a alternativa correta.

a) A Igreja Católica perseguia, vigiava, julgava e punia todos aqueles que praticavam heresia, ‘blasfêmia’, ‘bruxaria’ e costumes considerados ‘desviantes’, ou seja todo aquele que de alguma forma não seguia a doutrina dessa religião.
b) Para a Igreja Católica os estudiosos eram considerados hereges, pois não aceitavam que Deus era o centro de tudo e através dos seus conhecimentos desafiavam a autoridade da Igreja e estimulavam a população a fazer o mesmo.
c) A Igreja não perseguia os judeus, por serem eles os praticantes de heresias, pois eles guardavam o sábado, não comiam carne de porco, e tomavam banho. Práticas que iam contra a doutrina adotadas por cristãos.
d) Para a Igreja Católica as mulheres não praticavam heresias, não eram consideradas bruxas, porque tinham os cabelos vermelhos, porque faziam uso de chás para curar doenças e por blasfemarem.

2. As principais vítimas da inquisição eram os considerados hereges, os protestantes, os judeus e as mulheres consideradas bruxas. Bastava uma simples suspeita para que a pessoa fosse chamada a depor neste tribunal. Conforme as respostas, podia ser condenada à perda de bens (terra, casa, móveis), à prisão perpétua e, às vezes, à morte na fogueira. Sobre os métodos utilizados para obter a confissão, assinale a alternativa correta. *
a) O interrogatório era feito respeitando o depoente, permitindo que ele tivesse um advogado de defesa. O julgamento era feito com base nas provas, caso não houvesse, o processo era encerrado sem risco de reabertura.
b) A Igreja deixava o processo e julgamento para a justiça secular, sem nenhuma interferência. Quem cometia abusos, aplicando métodos violentos e praticando a tortura para conseguir a confissão dos réus nunca foi a Igreja Católica.
c) Vários métodos eram utilizados para obter a confissão: ameaça de morte ou ser queimado na fogueira, prisão combinada com escassez de alimento e visitas de outras pessoas que tinham sido julgadas para encorajar a confissão.
d) A Igreja Católica através do tribunal do Santo Ofício desenvolveu técnicas que seriam usadas nos processos e nos julgamentos. E nunca utilizou de métodos violentos muito menos tortura para conseguir a confissão dos réus.

Respostas

respondido por: cleymeceamorim3
0

Resposta:letra a

Explicação:

Perguntas similares