3) Faça uma pesquise sobre as leis abolicionistas e informe a data, o nome da lei e o que ela determinava.
Respostas
Bom Dia!
Tudo Bem? Espero que sim
- Lei Eusébio de Queirós
A primeira lei abolicionista Eusébio de Queirós ocorreu em 4 de setembro de 1850, quando a Inglaterra pressionou fortemente o Brasil e criou a Lei Bill Aberdeen com o objetivo de acabar com o tráfico negreiro no Brasil.
Quando a lei Eusébio de Queirós foi aprovada, o tráfico negreiro finalmente foi abolido no território brasileiro, e desde então, o fim da escravatura estava cada vez mais perto.
- Lei do Ventre Livre
A Lei do Ventre Livre foi aprovada em 28 de setembro de 1871 e permitia a liberdade para filhos de escravos nascidos no ano de 1871, porém, só o dono desses escravos poderiam decidir o momento em que esses seriam libertos.
- Lei dos Sexagenários
Como uma forma de retardar o avanço da abolição da escravidão no Brasil os escravocratas criaram a Lei dos Sexagenários em 28 de setembro de 1885.
De acordo com a lei, escravos com mais de 60 anos seriam libertos após realizarem trabalhos por mais três anos como forma de indenização aos senhores. O escravo que conseguisse a libertação, era obrigado a se instalar na cidade, na qual foi alforriado, por mais cinco anos.
Contudo, os esforços dos escravocratas não foram para frente, uma vez que a resistência dos abolicionistas só cresceu, e pouco mais de dois anos depois, foi decretada a Lei Áurea.
Os senhores de escravos tinham somente duas opções, sendo essas:
Permanecer com os escravos até completarem 21 anos, sem direito de receber indenização, ou;
Libertar os filhos de escravos com 8 anos de idade e com direito a uma indenização de 600 mil-réis.
Ainda assim, a Lei do Ventre Livre foi um passo importante para a abolição da escravatura no Brasil, pois começou a fomentar debates e a sociedade começou a pressionar as autoridades para o fim dessa prática.
ESPERO TER AJUDADO!!!
Bons estudos!