3 A palavra "por que no título do texto foi empregada para A justificar a importância da educação matemática nos negócios como promoção a inclusa B informar as causas pelas quais a educação matemática é fundamental para a inclusão C explicar quais são as razões de a educação matemática atuar de forma eficaz para a social. D questionar os motivos pelos quais a educação matemática pode promover a inclusão
Respostas
Resposta:
A. A matemática está atrelada ao nosso cotidiano e também é importante na cadeia do empreendedorismo em economia solidária para que decisões mais adequadas sejam tomadas e as ações realizadas
B.Nos Empreendimentos em Economia Solidária, a prática de ensino da matemática segue um processo que se diferencia do que é tradicionalmente empregado nas escolas, onde há a educação formal. Primeiramente, os pesquisadores precisam identificar as necessidades encontradas no cotidiano de cada empreendimento. Essa etapa é realizada por meio de conversas informais, de entrevistas com as pessoas que fazem parte desses empreendimentos e também da observação da rotina dos associados. “Buscamos identificar qual a percepção que os participantes têm sobre o uso da matemática no cotidiano do grupo, quais recursos tecnológicos utilizam ou poderiam utilizar nos seus afazeres, bem como fazer um levantamento do conhecimento matemático de cada membro do grupo”, conta Renata.
A partir desse diagnóstico, em que são analisadas as dificuldades existentes em cada empreendimento, os pesquisadores planejam como farão as intervenções e preparam o material necessário. Essas intervenções costumam acontecer de maneira não formal, sendo realizadas durante o período em que os cooperados estão trabalhando por meio de bate-papos, oficinas e minicursos. Por exemplo: se a compreensão sobre o conceito de porcentagem é uma das demandas identificadas, os pesquisadores estudam maneiras de ensinar esse conceito às pessoas que precisam compreendê-lo. Na penúltima etapa, são avaliadas as intervenções e é produzido o diagnóstico final. Por último, são estudadas possíveis intervenções futuras (veja o infográfico).
C.A educação matemática aproxima o aluno do que é real, e nesta construção do conhecimento a autonomia desenvolvida em questões individuais e sociais em seus contextos de realidade vai sendo formada progressivamente dia a dia, e as questões encaradas com passividade, como que a mercê do meio, passam a serem objetos de reflexões e questionamentos, de modo que a realidade vivida em seus contextos sociais e culturais possam ser observadas com conhecimentos adquiridos e construídos por indivíduos expostos a educação matemática, assim concretizando e amadurecendo o processo de autonomia humana em suas ações e conexões como o mundo na transformação da realidade, que prepara o indivíduo para o exercício da cidadania, não como um produto da educação, mas com um ser que em sua complexidade e o contato com os saberes assimilados desenvolve uma atitude crítica e reflexiva com a abstração do conhecimento adquirido em relação a construção da realidade.
D. A população pertencente aos Empreendimentos em Economia Solidária é constituída, em sua maioria, por pessoas excluídas do mercado formal de trabalho, as quais são, portanto, obrigadas a procurarem alternativas de sobrevivência. em muitos casos, esses trabalhadores apresentam baixa escolaridade e ausência de qualificação profissional satisfatória para exercerem as atividades nos empreendimentos.
Explicação: