Respostas
10-A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.
11-Os remanescentes de quilombo são definidos como grupos étnico-raciais que tenham também uma trajetória histórica própria, dotado de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida, e sua caracterização deve ser dada segundo critérios de ...
12-Sincretismo é a reunião de doutrinas diferentes, com a manutenção de traços perceptíveis das doutrinas originais.
13-A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. ... Um dos significados da palavra capoeira refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil.
14-Historicamente falando o Blues surgiu quando os escravos das fazendas de algodão que acompanhavam as margens do rio Mississipi no sul dos Estados Unidos, por volta de 1870, criavam e cantavam melodias lentas e chorosas, que além de marcar o ritmo, mostrava a expressão e o contorno de um povo desprezado, discriminado e ...
15-Dengo. Segundo os dicionários, a palavra significa “lamentação infantil”, “manha”, “meiguice”. ...
Cafuné Também do quimbundo vem a palavra cafuné, que significa acariciar/coçar a cabeça de alguém.
Caçula. ...
Moleque. ...
Quitanda. ...
Fubá ...
Dendê ...
Cachaça.
1-Os negros trazidos para o Brasil pertenciam, principalmente, a dois grandes grupos étnicos: os sudaneses, originários da Nigéria, Daomé e Costa do Marfim, e os bantos, capturados no Congo, Angola e Moçambique. Estes foram desembarcados, em sua maioria, em Pernambuco, Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
2-Os bantos foram um dos grupos mais numerosos a chegar ao Brasil na época da escravidão, trazidos de Angola, do Congo e de Moçambique. ... Várias palavras do português falado no Brasil têm origem no quimbundo, uma língua banta de Angola.
3-Os sudaneses dividiam-se em três subgrupos: iorubas, gegês e fanti-ashantis. Esse grupo tinha origem do que hoje é representado pela Nigéria, Daomei e Costa do Ouro e seu destino geralmente era a Bahia. Já os bantus, grupo mais numeroso, dividiam-se em dois subgrupos: angola-congoleses e moçambiques.
4-Os africanos eram tratados como se fossem um único povo, cuja cultura era considerada "inferior". Por isso eram obrigados a trabalhar em situações degradantes, vivendo de forma precária, sendo punidos com violência caso não cumprissem as ordens que lhes eram dadas.
5-Quilombo - também conhecido como “mocambo” - é o nome dado ao local no qual homens e mulheres escravizados(as) se refugiavam durante o período da escravidão.
6-Os quilombos, no passado, constituíram-se em locais de refúgio de africanos escravizados e afrodescendentes em todo o continente americano.
7-O Quilombo dos Palmares surgiu no final do século XVI, no território da capitania de Pernambuco, mais precisamente em uma região em que hoje está localizado o estado de Alagoas
8-Historicamente, os principais líderes do Quilombo dos Palmares foram Ganga Zumba, Zumbi dos Palmares e Dandara dos Palmares.
9-O movimento negro a partir dos anos 70
A Marcha Zumbi, realizada em Brasília em 1995, contou com a presença de 30 mil pessoas, despertando a necessidade de políticas públicas destinadas aos negros, como forma compensatória e de inclusão nos campos socioeducativos.
espero ter ajudado