1. A partir do século XII em várias regiões da Europa um conjunto de transformações sociais, econômicas e culturais. Sob o domínio dos Reis os Feudos, condados e ducados, passaram a compor unidades administrativas e políticas mais complexas formando os Estados Nacionais ou Modernos. Assinale a alternativa que contempla as características dos Estados Nacionais: *
1 ponto
a) Os Estados Nacionais Modernos fortaleceram o poder político da Igreja Católica, centralizando as principais decisões na pessoa do papa, o único capaz de tomar decisões em todos os reinados europeus.
b) Entre as características dos Estados Nacionais Modernos destacam-se: os nobres tornaram-se parte da corte real; foram delimitadas fronteiras formando os territórios nacionais; foram instituídas moedas únicas; e leis comuns para todo o reino.
c) Consistiu em uma forma de governo que extinguiu o trabalho permanente e assalariado do exército e o sistema tributário, visto que não existia um idioma oficial em que a população pudesse se comunicar.
d) O único país a constituir um Estado Nacional foi a Inglaterra, que submeteu a burguesia, dando início ao processo de fortalecimento do poder papal.
2. Na Europa, a partir do século XI, a burguesia, grupo social dedicado ao comércio, percebeu a importância da monarquia para o sucesso de seus negócios e apoiaram a centralização do poder político nas mãos do rei na Inglaterra. Além da burguesia, quais os outros setores da sociedade que apoiaram a formação dos estados nacionais? *
1 ponto
a) Os Estados Nacionais europeus receberam apoio da Igreja Católica, interessada na cobrança de impostos em obter terras e riquezas com a venda de indulgências em todo o continente.
b) Os burgueses, não se aproximaram do rei em busca de proteção visto que o rei estava interessado em favorecer a Igreja Católica com os impostos pagos.
c) Na Inglaterra os suseranos e vassalos apoiavam a formação do Estado Nacional inglês, visando a cobrança de impostos, manutenção de privilégios e liberdade religiosa.
d) Assim como a burguesia, a quem interessava o desenvolvimento do comércio e o favorecimento do intercâmbio regional, a nobreza apoiava um Estado forte e centralizado visando privilégios e os camponeses enxergavam no rei alguém capaz de protegê-los contra os abusos da nobreza.
me ajudaaaa
Respostas
respondido por:
0
Resposta:. 1A. 2D
Explicação: confia
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás