A poluição do ar e a proliferação de insetos, são, respectivamente, fatores de surgimento de doenças respiratórias (gripes, bronquite, asma) e doenças virais (dengue, zica, chikungunha). Cite ao menos 2 iniciativas que podemos adotar para evitar cada um desses problemas ambientais e com isso afastar tais doenças do ser humano.
Respostas
Resposta:
não deixar acumular água parada e evitar muito lixo
Resposta:A poluição do ar, ou poluição atmosférica, é uma das principais preocupações ambientais da era em que vivemos. Os gases tóxicos produzidos por automóveis, incêndios e outros meios acabam afetando, também, a saúde, levando ao surgimento de doenças que podem ser causadas pela poluição.
Em um curto prazo, as partículas de poeira e dióxido de carbono presentes na poluição atmosférica não causam doenças, mas podem provocar sintomas bem pontuais que levam a determinados problemas de saúde.
No post de hoje, vamos falar sobre cinco doenças que podem ser causadas pela poluição. Confira!
1. Câncer de pulmão
O câncer de pulmão é um dos mais comuns em todo o mundo. Conforme o INCA, órgão que compila esses dados, a incidência da doença tem apresentado um aumento de 2% ao ano.
Esse câncer possui os maiores índices de mortalidade e pode ser causado pelo ambiente tóxico e poluição.
2. Asma
Esse é um problema que pode surgir de forma hereditária, quando há outros casos na família, e a criança já nasce com essa predisposição, ou também, pelo contato com ambientes poluídos.
Crianças que crescem em locais muito afetados pela poluição do ar apresentam mais dificuldades respiratórias, uma capacidade pulmonar inferior e têm maior probabilidade de desenvolver a asma.
3. Rinite e bronquite
Tanto a rinite quanto a bronquite são doenças que podem ser causadas pela poluição. A rinite, por exemplo, atinge de 10% a 25% das pessoas.
Os sintomas de congestão nasal, espirros e coriza, que, geralmente, são confundidos com um resfriado, podem aparecer minutos após inalar substâncias como poeira, mofo, entre outras, oriundas da poluição do ar, o que ocorre devido a uma reação entre a substância causadora da alergia e a defesa do organismo.
A bronquite, que pode ser aguda ou crônica, é uma inflamação dos brônquios. A crônica é aquela ocasionada pela poluição e emissão de gases tóxicos do meio ambiente ou até mesmo no ambiente de trabalho.
Ela costuma estar acompanhada de outras infecções virais respiratórias, como gripes e resfriados. Em seu princípio, ela afeta o nariz, a garganta e, depois, se espalha para os pulmões.
4. Alzheimer e Parkinson são doenças que podem ser causadas pela poluição
A inalação, no longo prazo, de partículas de metais poluentes e tóxicos, como mercúrio, cádmio e compostos de chumbo, pode, também, dar origem a distúrbios de ansiedade e doenças como o Alzheimer e o Parkinson.
Já foi comprovado em estudos a relação do Alzheimer com a poluição. Conforme publicação do periódico científico Translational Psychuiatry, mulheres que vivem em regiões muito poluídas e que têm predisposição genética apresentam mais chances de desenvolver a doença.
O Parkinson e sua relação com a poluição também é comprovada em estudos. Cientistas americanos descobriram que pessoas que vivem em áreas com altos níveis de poluição de manganês apresentam risco 78% maior de desenvolver a doença de Parkinson do que aquelas que vivem em áreas livres dessa poluição. Altos níveis de cobre também elevam os riscos em 11%.
Explicação: Consegui só esses desculpa o((>ω< ))o