Respostas
Resposta:
O que é:
“Mapas são uma representação gráfica reduzida complexa ou simplificada de uma determinada área geográfica, zona, percurso, local ou objecto.”
Tipos de Mapas:
1. Mapa físico
Os mapas físicos são representações de elementos físicos e naturais de um território, que independem da ação humana.
2. Mapa político
Os mapas políticos possuem um foco nos limites e fronteiras definidos por convenções sociais e políticas.
3. Mapa demográfico
Os mapas demográficos são representações da população que ocupa um determinado território.
4. Mapa histórico
Os mapas históricos são informativos de um território de acordo com fatos históricos que possam ter influenciado algum tipo de mudança.
5. Mapa econômico
O mapa econômico é um exemplo de mapa temático que está fundamentado em questões econômicas ligadas à produção em territórios distintos, bem como a ocupação dos trabalhadores e o fluxo de produtos e serviços.
6. Mapa de vegetação
O mapa da vegetação, algumas vezes chamado de mapa biogeográfico apresenta o tipo de vegetação de uma determinada localidade, ou mesmo a distinção entre biomas em áreas mais extensas.
7. Mapa estilizado (anamorfose)
Os mapas estilizados são aqueles que apresentam uma variação visual em função de seu tema. Por isso, os mapas estilizados são sempre mapas temáticos.
se puder marcar como melhor resposta :)
Resposta:
Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os mapas possuem.
São vários os elementos de um mapa, isto é, aqueles itens e símbolos necessários para que uma mera figura possa ser diferenciada de um verdadeiro mapa ou cartograma, que é feito com rigor científico para representar uma determinada área da superfície terrestre. Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica.
Esses são elementos obrigatórios de um mapa, embora nem sempre estejam presentes em todos os mapas que vemos por aí. De toda forma, para melhor interpretarmos as informações cartográficas, é preciso conhecer esses instrumentos, procurando saber o que eles são, o que indicam e quais são as suas funções no processo de comunicação, haja vista que os mapas também são formas de linguagem.