Respostas
A primeira lei da reflexão afirma que os raios de luz incidente e refletido precisam formar o mesmo ângulo com relação à direção normal. A segunda lei da reflexão da luz afirma que os raios de luz incidente e refletido precisam estar contidos no mesmo plano.
Resposta:
Leis da reflexão
As leis da reflexão servem para definir as condições em que há reflexão regular. A primeira lei da reflexão estabelece que:
a direção normal e os raios de luz incidente e refletido estão contidos no mesmo plano;
o ângulo de incidência dos raios de luz, em relação à reta normal, é igual ao ângulo de reflexão.
Explicação:
Quando olhamos para um espelho e vemos nossa imagem sendo refletida, estamos observando uma reflexão regular da luz.
Quando olhamos para uma poça d'água ou de óleo e vemos uma imagem refletida, observamos uma reflexão regular da luz.
Quando olhamos para uma pintura iluminada – apesar de não vermos imagem refletida, estamos enxergando a pintura, que só é vista por refletir a luz –, estamos observando uma reflexão difusa da luz.
Reflexão da luz em espelhos planos
Espelhos planos são superfícies bastante lisas, refletivas e polidas, o que faz com que a luz incidente reflita sobre eles de forma coerente (regular). Dessa maneira, quando olhamos para a superfície refletora de um espelho plano, enxergamos imagens refletidas nitidamente.
A imagem formada nos espelhos planos é virtual, produzida pelo cruzamento dos prolongamentos dos raios de luz que são refletidos. Além de virtual, essa imagem é direita e é girada em 180º na direção horizontal. É por essa razão que a mão direita torna-se a mão esquerda quando refletida no espelho plano.