1. O que são movimentos migratorios?
2. Cite três motivos que levam as pessoas a migrar. 3. Qual é a diferença entre as migrações internas e extemas?
4. O que é o movimento pendular?
5. O que é uma pirâmide etária?
6. O que representa a base, o meio e o topo de uma pirâmide etária?
7. Qual é o formato da pirâmide etária de um país desenvolvido?
8. Qual é o formato da pirâmide etária de um país subdesenvolvido?
9. O que é um país populoso?
10. O que é um país povoado?
11. Podemos afirmar que o Brasil é, ao mesmo tempo, um país populoso e povoado? Justifique
12. O que é saldo migratório?
13. O que é taxa de fecundidade?
14. Podemos afirmar que quanto mais desenvolvido é um país, menores são suas taxas de fecundidade? Justifique 15. Cite um problema gerado pelas baixas taxas de fecundidade em países desenvolvidos
16. O que é taxa de mortalidade infantil?
17. Podemos afirmar que a população brasileira está bem distribuida pelo território? Justifique
18. Qual é a principal causa da distribuição desigual da população brasileira pelo território?
ME AJUDEM PFVV
Respostas
Resposta:
1- Os movimentos migratórios no Brasil se caracterizam por ser o deslocamento de cidadãos brasileiros dentro do território nacional. Afinal, o Brasil se formou com a imigração de colonos portugueses e com a imigração forçada dos negros africanos.
2- Podem ser eles: política, guerra, qualidade de vida, saúde, etc.
3- A migração externa (ou internacional) é quando indivíduos se deslocam para outros países. ... Já a migração interna ocorre dentro do território nacional, onde as pessoas podem migrar de cidades ou de estados em busca de melhores condições de vida.
4- O movimento pendular refere-se ao deslocamento diário de pessoas entre municípios distintos, para fins de trabalho e ou estudo e moradia.
5- Uma Pirâmide Etária é um gráfico que representa a quantidade da população de um determinado território em relação às diferentes faixas etárias, sendo um lado para os habitantes do sexo masculino e o outro representando os habitantes do sexo feminino.
6- Nesse tipo de gráfico, cada uma das metades representa um sexo; a base representa o grupo jovem (até 19 anos); a área intermediária ou corpo representa o grupo adulto (entre 20 e 59 anos); e o topo ou ápice representa a população idosa (acima de 60 anos).
7- As pirâmides desses países apresentam, comumente, bases estreitas, ou seja, o número de jovens é menor. Já seu topo é largo, o que indica maior proporção do número de idosos.
8- As pirâmides etárias de países subdesenvolvidos apresentam, comumente, bases largas, indicando uma grande quantidade de jovens. Já seu topo é estreito, o que representa um menor percentual de idosos. Isso permite analisar que, nesses países, há problemas relacionados às políticas públicas.
9- Os países mais populosos do mundo são aqueles que possuem um elevado número de habitantes. A China lidera a posição do país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de pessoas.
10- Assim, um país povoado é aquele que possui elevada densidade demográfica. ... Mônaco é o país mais povoado do mundo, com densidade demográfica de 18 865 habitantes por km2. O país menos povoado é a Mongólia, com densidade demográfica de 1,9 habitante por km2.
11- Sim, o Brasil é um país populoso, pois há uma grande concentração de pessoas. ... No entanto, vale ressaltar que o Brasil é um país pouco povoado, pois seu índice de densidade demográfica é baixo. A densidade demográfica é a razão entre o número de habitantes de um país e sua área em km².
12- Conhece-se como saldo migratório a diferença existente entre a emigração e a imigração numa certa região.
13- A taxa de fecundidade é um indicador demográfico que representa uma estimativa de quantos filhos uma mulher tem durante sua vida
14- Os países desenvolvidos geralmente têm taxa de fertilidade muito menor, muitas vezes correlacionada com o maior poder aquisitivo, educação, urbanização e outros fatores. As taxas de mortalidade são baixas, o planejamento familiar é amplo e o acesso a métodos contraceptivos é facilitado
15- Outro fator impactante na baixa taxa de fecundidade são os custos muito altos para se ter um filho, pois há muitos gastos com educação, saúde, vestuário, alimentação e lazer.
16- Número de óbitos de menores de um ano de idade, por mil nascidos vivos, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
17- A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36%.
18- Os fatores que explicam a distribuição desigual da população brasileira pelo território começam com o fator histórico, onde o surgimento das primeiras vilas, fortificações e cidades deram-se no litoral do Brasil, principalmente no Nordeste e Sudeste.
Explicação:
Demorei um pouco para conseguir responder mas está aí