Leia o texto abaixo.
Sistema Agrícola do Rio Negro
O Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro é entendido como um conjunto estruturado, formado por elementos interdependentes: as plantas cultivadas, os espaços, as redes sociais, a cultura material, os sistemas alimentares, os saberes, as normas e os direitos. Sua inscrição no Livro de Registro dos Saberes foi realizada em 2010. As especificidades do Sistema são as riquezas dos saberes, a diversidade das plantas, as redes de circulação, a autonomia das famílias, além da sustentabilidade do modo de produzir que garante a conservação da floresta.
Esse bem cultural está ancorado no cultivo da mandioca brava (Manihot esculenta) e apresenta, como base social, os mais de 22 povos indígenas, representantes das famílias linguísticas Tukano Oriental, Aruak e Maku (não identificadas), localizados ao longo do rio Negro [...]
O Sistema acontece em um contexto multiétnico e multilinguístico em que os grupos indígenas compartilham formas de transmissão e circulação de saberes, práticas, serviços ambientais e produtos. É possível identificá-lo, uma vez que ele é elaborado, constantemente, pelas pessoas que o vivenciam.
SISTEMA Agrícola do Rio Negro. IPHAN, s.d. Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2021. Fragmento.
O Sistema Agrícola do Rio Negro, descrito nesse texto, é um patrimônio histórico imaterial considerado
um conhecimento.
um objeto arqueológico.
uma expressão.
uma paisagem.
b4zxs:
uma paisagem
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
uma paisagem
respondido por:
2
Resposta: uma paisagem, letra D.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás